16/03/2024
HomeEmpregoSecretaria de Emprego divulga balanço dos serviços realizados

Secretaria de Emprego divulga balanço dos serviços realizados

Imagem que trás os números apresentados na reportagem

Na tarde desta quinta-feira (22/09), a Secretaria Municipal de Emprego e Renda divulgou o balanço dos primeiros oito meses deste ano, ressaltando os trabalhos realizados pelo PAT, Banco do Povo e do Sala do Empreendedor do Sebrae. O prefeito Guilherme Gazzola destacou a importância das ações que vêm sendo realizadas pela equipe da referida pasta e atribuiu o desempenho positivo à experiência do secretário Olavo Volpato como homem na vida pública.

Nos destaque, estão os atendimentos do Sebrae Itu e Pirapitingui que realizaram cerca de 3,3 mil de forma presencial, além da formalização de novos Microempreendedor Individual (MEIs), que esse ano já passou dos 13 mil. Outro resultado importante é do Banco do Povo que, até agosto deste ano, já realizou mais de R$ 100 mil em empréstimos, mesmo com uma pausa entre março e julho, quando o serviço passou por uma reestruturação.

Quanto à geração de emprego, conforme vem sendo observado mensalmente com base em dados do Caged, Itu contabiliza aproximadamente seis mil novos cargos com carteira assinada, desde o início da pandemia. Já o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) realizou a recolocação de mais de 270 profissionais até o mês de agosto.

A Sala do Empreendedor realizou também diversas ações de empreendedorismo, como palestras, projetos, cursos e capacitações, além de enaltecer o nome de Itu no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022.

O relatório enumerando as demais ações realizadas pela Secretaria de Emprego e Renda em 2022 foi entregue ao chefe do Executivo. A relação consta Cursos de Mecânica automotiva; suspensão e freios realizado; elétrica automotiva básica; contabilidade, todos pela Via Rápida. As participações em editais do Bolsa trabalho do Governo do Estado também foram mencionadas, assim como os projetos Renda Jovem Itu aprovado pelo Condeca; “Cidadania no Campo – Município Agro ciclo 2021-2022”; “Itu, de berço da república a berço do empreendedorismo” para o ENAP – Ministério da Economia.

As realizações incluem ainda as gestões do Conselho Municipal de trabalho, emprego e renda e do Conselho Municipal de desenvolvimento rural sustentável.O balança cita as parcerias com as secretarias municipais de Cultura, de Turismo, de Promoção Social, de Meio Ambiente e com o Sindicato dos Comerciários, Associação Comercial e Industrial, Regimento Deodoro e instituições de ensino profissionalizantes.