Widget Image
Secretarias
18/04/2024
HomeGestões AnterioresRua Sete de Abril na Vila Gatti deverá ser reaberta em 20 dias

Rua Sete de Abril na Vila Gatti deverá ser reaberta em 20 dias

O trecho final da Rua Sete de abril, localizado entre a Rua Lídia de Souza Gatti e a Avenida Galileu Bicudo no Bairro Vila Gatti, interditado devido à canalização do Córrego Brochado, desde o mês de abril, deverá ser reaberto ao tráfego normal dentro dos próximos 20 dias.

A antiga ponte que existia sobre o córrego já foi destruída e já estão quase concluídas as instalações das aduelas de concreto armado neste trecho do Brochado. Quando este córrego estiver completamente canalizado, uma nova ponte será construída adequando-o à nova realidade e reabrindo o trânsito nesta rua.

Enquanto isto, o tráfego de veículos entre a Avenida Galileu Bicudo e a Vila Gatti poderá ser feito através das Ruas Francisco Nardy Filho ou pela Rua 21 de Abril, trecho ao lado do Colégio Forte Castelo.

Para os pedestres, uma travessa provisória sobre o Córrego Brochado foi construído no início da Rua Dr. José Elias, liberando o acesso à Avenida Galileu Bicudo.

Benefícios

A obra de canalização dos córregos urbanos de Itu (Guaraú, Taboão e Brochado) é considerada a maior obra de manejo de águas pluviais do país, com investimentos de aproximadamente R$ 95 milhões, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração e Crescimento).

Quando concluído, o empreendimento resultará em quase 10 quilômetros de córregos canalizados. Alguns trechos dos córregos serão contornados por um parque linear com pistas de caminhada, ciclovia, arborização e paisagismo e 80 mil mudas de árvores serão plantadas em toda a cidade.

Texto e Fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu