HomeCulturaRestauro da Igreja Matriz de Itu impressiona técnicos do Iphan

Restauro da Igreja Matriz de Itu impressiona técnicos do Iphan

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, acompanhou nesta quarta-feira (22/07) a visita da superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Maria Cristina Donatelli Pinto, às obras de restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária. Observando principalmente o trabalho realizado no altar mor Maria Cristina mostrou-se satisfeita com o resultado obtido com a obra. “Existem restauros e restauros, esse é de grande qualidade, impecável, muito bem realizado, com descobertas maravilhosas como as cenas do velho testamento, um trabalho muito sofisticado não só dos artistas que o fizeram, mas também da equipe que está realizando a recuperação”, comentou.

A superintendente foi acompanhada por Julio e Paula Moraes, ambos da empresa Julio Moraes – restauro e conservação, responsáveis pelo restauro. Julio explicou que além do ouro que já era sabido existir no altar, também há partes com pinturas em prata. “No altar existe uma quantidade de prata que não se encontra em outro lugar, talvez o mais próximo somente em Guaratinguetá”, explicou Julio.

Os representantes do Iphan, sempre muito rigorosos com obras de restauro, têm visto com bons olhos o trabalho que está sendo desenvolvido na Igreja Matriz de Itu. “Temos aqui um dos altares mais bonitos do estado de São Paulo”, comentou Mauro Bondi, também do Iphan, após ver mais uma etapa concluída.

“Um altar com escultura sofisticada e recuperação de qualidade, estou muito satisfeita em ter um patrimônio rico e lindíssimo como esse sendo recuperado no mesmo patamar do artesão admirável que o fez. O andamento da obra requer muito cuidado e a intervenção que está sendo feita aqui é cuidadosa, excepcional”, concluiu Maria Cristina.

O prefeito Antônio Tuíze impressionou-se com o andamento do restauro e mostrou-se muito satisfeito com o resultado. “A cidade merece um trabalho à altura de Itu”, falou. Esta fase do restauro teve início em fevereiro de 2014 e tem previsão de término para 2016.

Os altares laterais, que também estão contemplados pelo restauro, já estão em obra. Neles, assim como no altar mor, foram descobertas pinturas com cores vivas e douramentos. A secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz também esteve presente. “A cada nova visita o restauro revela novas surpresas e novos tesouros”, disse.

Também estiveram presentes o fiscal de bens móveis do Iphan, Huides Cunhas; o representante do Museu a Céu Aberto, Luís César Corazza; o coordenador técnico do Iphan, Ronaldo Cunha Ruiz e o historiador Luís Roberto de Francisco.

“As descobertas que vemos aqui na Matriz não tem como descrever”, encerrou Vitor Hugo Mori também do Iphan.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(22/07/2015)