Widget Image
Secretarias
17/11/2019
HomeSaúdeRepresentantes de torcidas organizadas apóiam Campanha de Doação de Sangue em Itu

Representantes de torcidas organizadas apóiam Campanha de Doação de Sangue em Itu

A Campanha de Doação de Sangue, que acontece no próximo dia 7 de agosto, das 9h às 14h, na Prefeitura de Itu, recebeu nesta semana o apoio de representantes locais das torcidas organizadas do São Paulo Futebol Clube e do Sport Club Corinthians Paulista. Para declarar o apoio à campanha, o representante da Torcida Independente, Francisco Elineudo Azel, o representante da Gaviões da Fiel, João Roberto Dutra, e o segundo membro representante da Gaviões da Fiel, Guilherme Silva de Paula, estiveram reunidos com o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro.

De acordo com o secretário, esse apoio revela a superação de diferenças fora dos estádios em prol da vida. “Estou muito feliz com o apoio recebido e tenho certeza que mais representantes de torcidas também nos ajudarão nesse gesto de amor ao próximo”, declarou Manoel Monteiro. Tanto Azel quanto Dutra relataram situações em que familiares e amigos precisaram receber sangue e, portanto, enfatizaram a importância dessa campanha que é realizada pela Prefeitura de Itu, Hospital São Camilo Itu e Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), atual instituição responsável pela captação de doadores em Sorocaba.

Interessados em doar sangue e que preencham os requisitos necessários podem efetuar seus cadastros até o dia 26 de julho, no Posto de Enfermagem, instalado no andar térreo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30; ou na Pastoral da Saúde (Hospital São Camilo Itu), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, pelo telefone (11) 4013-8024. Todos os candidatos a doadores serão contatados pela equipe da Pastoral da Saúde/Hospital São Camilo Itu para mais informações.

Os requisitos necessários para doar sangue são: portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação), ter entre 16 e 67 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos; pesar acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; estar alimentado, porém, tendo evitado refeições pesadas (gordurosas).

No caso de doadores menores de 18 anos, se estiverem acompanhados pelo responsável legal, devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação. Quando estiverem desacompanhados, devem apresentar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em Cartório.

Para ser um doador, o candidato não deve ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de aids ou hepatite). Homens podem doar sangue a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses. Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.

Há três anos a doação de sangue em Itu foi descentralizada para o Hemonúcleo da Colsan no Conjunto Hospitalar de Sorocaba e as coletas passaram a ser realizadas em Sorocaba. Devido ao esforço conjunto do prefeito Antonio Tuíze, da diretoria do Hospital São Camilo Itu e da Colsan, foi retomada em Itu a campanha de doação de sangue, evitando que o doador se desloque para outra cidade.

A campanha realizada no último mês de março contou com a participação de 174 pessoas. Na próxima edição da campanha serão atendidos até 200 candidatos a doadores.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu