Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeRepresentantes de Fernandópolis e Juquiá visitam SIM de Itu

Representantes de Fernandópolis e Juquiá visitam SIM de Itu

 

Representantes dos municípios de Fernandópolis e Juquiá estiveram em Itu, nos dias 6 e 7 de março, para obterem informações sobre a implantação e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Fernandópolis, Rafael Sanches Cardoso, e os veterinários responsáveis pelo SIM da referida cidade e de Juquiá, respectivamente, Camilo Julian Azol Fernandes e Fernanda Nardino, foram recebidos pelo coordenador do SIM de Itu, André Teixeira Oliveira Ariza.

Os profissionais participaram de reunião e visitas técnicas a produtores que contam com a certificação. O serviço implantado em Itu é tido como referência, uma vez que a cidade foi a pioneira no Estado de São Paulo e uma das primeiras no Brasil a ter seu SIM validado em todo o território nacional, devido à adesão ao SISBI (Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Ordem Animal). Com essa adesão, todo estabelecimento aprovado e indicado pelo SIM de Itu é certificado para vender seus produtos em todo o País.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, devem passar por inspeção sanitária todos os produtores de alimentos de origem animal como leite (e seus derivados), carnes, ovos, peixe e mel, que queiram comercializar seus produtos.

A avaliação leva em conta toda a cadeia produtiva, desde a origem da matéria prima até a elaboração do produto final, enfatizando princípios de higiene e sanitização dos estabelecimentos e seus equipamentos. Além de estimular os produtores locais a saírem da clandestinidade, o SIM fortalece a agricultura familiar, garante a segurança alimentar ao consumidor final e responsabilidade ambiental.

 

IMG_2363

Da esq. para a dir. Ariza, Cardoso, Fernandes e Fernanda em reunião na sede do SIM de Itu

IMG_2422

Profissionais visitam produtor certificado pelo SIM de Itu

 

 

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(07/03/17)