HomeCulturaRealizado o I Encontro de Economia Criativa de Itu

Realizado o I Encontro de Economia Criativa de Itu

O I Encontro de Economia Criativa de Itu foi realizado na noite desta quinta-feira (20/05), no auditório da Prefeitura, com a participação de artesãos ituanos. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, o programa Economia Criativa de Itu, gratuito e direcionado aos artesãos ituanos, é uma forma de fomento que incentiva os processos do saber e do fazer, por meio da valorização do empreendedorismo local, e busca soluções para o trabalho criativo, gerando um impacto direto no sistema mercadológico sustentável.
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos e com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o encontro teve como objetivo a reunião e cadastramento dos artesãos ituanos para participarem do programa de qualificação oferecido a eles pela referida instituição, com o tema “Curadoria de grupos de Artesanato”.
O secretário municipal de Planejamento, Plínio Bernardi Junior, prestigiou o evento e afirmou que após a pandemia, o renascimento do mundo deve acontecer por meio da cultura e da arte. Ressaltou que as pessoas sentem falta da banda na praça, do teatro, do músico tocando violão em espaços de convívio.
Na ocasião, o representante do Sebrae, Flávio Palma, ministrou palestra e explicou os objetivos do Programa Sebrae de Turismo – Artesanato – Itu e comentou que as indústrias produzem em massa e a arte faz peças únicas e que, muitas delas, ajudam inclusive o meio ambiente.
O encontro foi a primeira de muitas movimentações que integrarão os programas de fomento da Economia Criativa de Itu, a fim de sistematizar as ações de qualificação dos artesãos ituanos para que tenham acesso às competências profissionais diferenciadas, voltadas ao incentivo da geração de renda e incremento do Turismo Cultural, do Patrimônio Criativo e a ativação da Economia Criativa local.
Os artesãos interessados em realizar o cadastro do programa Economia Criativa de Itu – que conta com a parceria das Secretarias Municipais de Promoção e Desenvolvimento Social, Turismo, Lazer e Eventos e Meio Ambiente -, devem contatar a Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico pelo e-mail [email protected]
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4886-9747.