15/03/2024
HomeSegurançaRealizado 1º Congresso de Patrulhamento e Aplicações Táticas da GCM

Realizado 1º Congresso de Patrulhamento e Aplicações Táticas da GCM

Guardas Civis Municipais de diversas localidades do Brasil participaram, no último domingo (08/12), no auditório da Prefeitura, do 1º Congresso de Patrulhamento Tático e Aplicações Táticas, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, por meio da Guarda Civil Municipal de Itu. O secretário adjunto da referida pasta, Geraldo Moreira Filho, esteve presente ao evento e, na oportunidade, representou o prefeito Guilherme Gazzola.

Ao longo do Congresso foram ministradas palestras, houve apresentações de equipes de patrulhamento tático, além de contar com stands com armas e uniformes táticos. Os temas abordados pelos palestrantes foram Sobrevivência Policial, Origem das ROMUs (Rondas Ostensivas Municipais), Lei 13022/14 (que versa sobre o Estatuto das Guardas Municipais), Mantrailing/busca e resgate, Batalhão de Operações com Cães.

Um dos palestrantes foi o diretor comandante da GCM de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, que contou um pouco sobre a experiência na Corporação e destacou pontos importantes da Lei 13022/14 para que as GCMs atuem como de fato lhes cabe. O inspetor também ressaltou que o prefeito Guilherme Gazzola tem investido na segurança pública da cidade de Itu que, hoje, realiza um trabalho de inteligência.