24/03/2024
HomeSaúdeProrrogada terceira fase da campanha de vacinação contra o HPV

Prorrogada terceira fase da campanha de vacinação contra o HPV

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, prorrogou até o dia 12 de abril, a terceira fase da campanha de vacinação pública contra o HPV oncogênico. Meninas nascidas em 2001 e residentes em Itu, que já tomaram a primeira e segunda doses da vacina, devem procurar a Unidade Básica de Saúde 11 – “Frei Pascásio Rettler”, na rua Osasco s/nº, no Bairro Cidade Nova; o Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), na rua José de Paula Leite de Barros, 136; ou o Centro de Referência da Mulher, na rua Santana, 319; sempre das 8h às 16h.

A campanha, implantada no município em 2010, é uma forma de prevenir o câncer do colo do útero. A vacina aplicada na campanha de Itu protege as meninas contra os HPVs oncogênicos 16 e 18, com proteção cruzada para os HPVs 31 e 45. Sua aplicação deve ser feita em meninas que, presumivelmente, ainda não iniciaram sua vida sexual e que, portanto, não tiveram contato com o vírus HPV.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano 500 mil mulheres em todo o mundo sofrem de câncer do colo do útero, das quais pelo menos 250 mil morrem. No Brasil, a doença é a segunda maior causa por morte de câncer entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A infecção pelo HPV, na maior parte das vezes, não apresenta sintomas. Portanto, é fundamental que a mulher faça o exame de papanicolau periodicamente para verificar se está com HPV. O tratamento de mulheres com HPV é individualizado, dependendo do grau, extensão, número, localização e aspecto das lesões, sendo definido pelo médico.

AE