23/03/2024
HomeSaúdePronto Atendimento Municipal passa a funcionar em novo endereço a partir deste sábado

O serviço de Pronto Atendimento será oferecido no bairro Rancho Grande e o de Pronto Socorro permanece no Hospital São Camilo

A partir deste sábado (19/03), o serviço de Pronto Atendimento Municipal (PAM), que funcionava nas dependências do Hospital São Camilo, passa a ter novo endereço. O serviço será prestado à população durante 24 horas por dia em imóvel localizado à Avenida Francisco Ernesto Fávero, s/nº, Rancho Grande, próximo à Kia Motors. O Pronto Socorro continua sendo prestado no Hospital São Camilo.

A mudança de endereço ocorre devido à decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que acatou solicitação do Hospital São Camilo. Na semana passada, a entidade recorreu ao TJSP, após decisão da Justiça local. Tanto o Ministério Público quanto a juíza da 1ª Vara Cível do Fórum de Itu, Andrea Leme Luchini, entenderam que o serviço de pronto atendimento prestado no referido hospital, por meio de convênio com a Prefeitura, deveria ser mantido até o próximo dia 31 de julho.

Mesmo assim, ciente de que se tratava de um processo judicial, a Prefeitura de Itu se preparou para a possível mudança do serviço de Pronto Atendimento e equipou um novo espaço para essa finalidade. Além do serviço que passa a ser prestado no Rancho Grande, a Prefeitura mantém outros dois PAMs, localizados nos bairros Vila Martins e Padre Bento, que continuam em pleno funcionamento.

Com essa estrutura, a população que precisar de atendimento a ocorrências que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente devem se dirigir até um dos três PAMs existentes na cidade. É importante destacar a diferenciação entre o serviço de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.

Pacientes com casos de dores abdominais, cólicas renais, dores de cabeça, vômitos, diarreias, crise de hipertensão e situações de baixa e média complexidade ou que necessitem de procedimentos como suturas, curativos, injeção e inalação devem utilizar o serviço de Pronto Atendimento.

Já ocorrências que envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente como, por exemplo, vítimas de acidentes automobilísticos, sangramentos intensos, paradas cardiorrespiratórias, infartos, entre outros casos, o atendimento deve ser prestado pelo Pronto Socorro, que estará disponível 24 horas por dia no Hospital São Camilo.

Desde o início de 2013, a atual administração municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, estabeleceu como uma das prioridades a realização de investimentos para melhorar a infraestrutura das unidades, tendo como principal objetivo ampliar e melhorar a qualidade da rede municipal de saúde nas áreas de atenção básica, de especialidades e de urgência e emergência.

Ratificando o objetivo estabelecido, a Prefeitura, na área de urgência e emergência, está construindo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Nossa Senhora da Aparecida e um PAM, no Parque Industrial, ambas localizadas em regiões estratégicas de Itu e com elevado padrão técnico, representando um diferencial na qualidade e no atendimento prestado a toda população ituana. No planejamento proposto, tais serviços deverão ser inaugurados até o dia 31 de julho.

Texto e foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(18/03/2016)