HomeSecretaria da Promoção SocialCentro De Capacitação CCI UNIT

Centro De Capacitação CCI UNIT

O Centro de Capacitação Inclusiva, “Virgínia Martini Gazzola” e a Universidade do Trabalhador, “Dr. Abel dos Santos Nunes”, conhecidos como CCI UNIT, é um centro de capacitação em Itu que oferece cursos em diversas áreas para atender às demandas do mercado de trabalho. O CCI UNIT é um equipamento da Prefeitura Municipal de Itu, sob responsabilidade da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social.

Ele foi criado em 2022 a partir da fusão do CCI (Centro de Capacitação Inclusiva), inaugurado em 2006 e com uma média de atendimento de 800 alunos por ano, e da UNIT (Universidade do Trabalhador), inaugurada em 1984 e com uma média de atendimento de 600 alunos por ano.

É uma instituição importante que atua no município de Itu desde 1984, investindo na capacitação nas mais diversas áreas profissionais, através de cursos e oficinas totalmente gratuitos.

Atualmente, o CCI UNIT possui duas unidades na cidade de Itu: uma localizada no centro da cidade e outra na região do Pirapitingui, no bairro Cidade Nova, que foi inaugurada em julho de 2022. Juntas, as duas unidades atendem uma média de 1200 alunos por ano.

A Prefeitura Municipal de Itu realiza a divulgação do início das inscrições em seu site (https://itu.sp.gov.br) e através de suas redes sociais, Facebook e Instagram, com informações sobre os cursos e instruções para o cadastramento online no Portal do Contribuinte, Itu Digital. O período das inscrições costuma ocorrer nos meses de fevereiro e em julho. Os documentos necessários são: Cartão Itu Cidadão, RG, CPF e comprovante de endereço.

Os cursos são voltados preferencialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estão em busca de oportunidades e recolocação no Mercado de Trabalho, no entanto, os demais inscritos terão igual chance de participação nos cursos, respeitando a ordem de chegada de cada inscrição e o número de vagas disponíveis. É necessário ter a documentação solicitada em dia e cumprir os requisitos dos cursos.

Os cursos são ofertados apenas para pessoas que residem no município e são a partir de 16 e 18 anos.

O CCI UNIT é um investimento do município em seus cidadãos, oferecendo oportunidades para você se capacitar e que vão fazer a diferença na sua vida profissional e se destacar no mercado de trabalho.

Cursos ofertados pelo CCI UNIT

De acordo com a programação dos cursos, o CCI UNIT realiza suas capacitações de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 e das 18:00 às 22:00 (consulte com o CCI UNIT o horário dos cursos e sua disponibilidade). Entre as capacitações ofertadas pelo CCI UNIT, destacamos abaixo:

• AUTOCAD
  • CORTE E COSTURA
  • ELÉTRICA RESIDENCIAL E PREDIAL
  • METROLOGIA
  • INFORMÁTICA PARA INICIANTES
  • INFORMÁTICA BÁSICA,
  • EXCEL
  • PACOTE OFFICE
  • MASSAGEM  CORPORAL BÁSICA
  • MASSAGEM FACIAL BÁSICA
  • MANICURE E PEDICURE
  • DEPILAÇÃO E DESIGN DE SOBRANCELHAS
  • DESENHO TÉCNICO MECÂNICO

Além dos cursos regulares mencionados anteriormente, oferecemos uma ampla variedade de cursos em áreas como gastronomia, estética e saúde, comércio, empreendedorismo, hotelaria e indústria. Esses cursos são oferecidos por meio de parcerias com a Secretaria de Emprego de Itu, empresas, sindicatos e instituições de toda região, sendo igualmente divulgados para inscrições através dos canais da Prefeitura Municipal de Itu, quando disponíveis.

Endereços:

Unidade 1:

CCI UNIT – Centro Itu

Endereço:  Rua Barão do Itaim, 128 – Centro

Telefones: (11) 4022-8625 e (11) 4022-5812 (Whatsapp)

E-mail: [email protected]

Atendimento recepção: 8:00h as 17:00h

Unidade 2:

CCI UNIT –  Subprefeitura Regional do Pirapitingui

Centro Administrativo “Maria das Dores Tasca Mendes”

Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, nº 14 – Cidade Nova, Itu/SP

E-mail: [email protected]