08/04/2024
HomeEsportesProjeto Social promove atividades com alunos de tênis em Itu

Projeto Social promove atividades com alunos de tênis em Itu

O primeiro Festival que integra a proposta do Projeto Social Tênis ocorreu na tarde da última terça-feira (15/03), no Ginásio Municipal de Esportes “Primo Schincariol”, com a presença de aproximadamente 100 alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber Unidade I. Na oportunidade, os alunos participaram de um circuito de treinamento do projeto de iniciativa da tenista Patrícia Medrado, implantado em Itu por meio do Instituto que leva o nome da atleta em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Esportes.

O prefeito Guilherme Gazzola prestigiou o evento e ressaltou a importância de Patrícia Medrado na história do tênis internacional e o orgulho de Itu fazer parte do legado da atleta, por meio do Projeto Social Tênis. Comentou ainda que o esporte ultrapassa a questão pedagógica e se torna uma forma de encarar a vida e as dificuldades, o que muito contribuirá para o futuro dos alunos participantes.

O Festival contou ainda com as presenças da secretária adjunta de Educação, Sílvia Sório, do secretário municipal de Esportes, Gilmar Dias Pereira, de diretores, gestores e professores de Educação Física de escolas municipais. As aulas do projeto terão início nas escolas contempladas nas próximas semanas e outros dois Festivais estão previstos para os próximos meses de julho e outubro.

Também na última terça-feira, no período da manhã, no mesmo local, houve a entrega da certificação aos professores de Educação Física (após capacitação de 12 horas, sendo 90% prático) que participam do Projeto Social Tênis e a doação de material pedagógico específico (raquetes, bolas com pressões reduzidas seguindo a nova metodologia do esporte, mini redes e cones) para as escolas contempladas.

Em Itu, que é o 12º município a receber o projeto, as unidades escolares participantes são EMTI Rede Saber – Unidade I, Emef Olga Benário Prestes, Emef Lourenço Carmignani, Emef Cid Rocha, Emef Aparecida Betriz C. Pionti, Emefei Walter Friedrich, Emef Padre Bento, Emef Carolina de Moraes Macedo, Emef Profa Ermelinda Silveira Machado, Emef Dr. Francisco Ursaia, Emefei Rotary Itu Terras de São José, Emef Marilze Calil, Emefei Monsenhor Camilo Ferrarini, Emef Professor Firmino Octávio do Espírito Santo Júnior, EMTI Rede Saber – Unidade II – Convenção de Itu.

O Projeto Social Tênis, que está embasado na Lei do Incentivo ao Esporte – Ministério da Cidadania e Secretaria Especial do Esporte, visa contribuir, por intermédio da prática esportiva, com o desenvolvimento integral e a inclusão social de crianças e adolescentes em idade escolar. Os objetivos do projeto são oferecer a crianças e adolescentes, oportunidades de aprender e vivenciar a modalidade olímpica tênis de campo com a filosofia do esporte educacional; promover a inclusão social, a preservação da saúde e a melhoria da qualidade de vida, por meio da prática esportiva, contribuindo para o desenvolvimento local das cidades contempladas; ofertar aos professores de Educação Física da rede pública de educação capacitação, no ensino do tênis de campo, com a filosofia do esporte educacional; ampliar a qualificação das aulas de Educação Física na escola pública; promover o fortalecimento e ou a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários.

Patrícia Medrado
Apaixonada pelo tênis desde os 10 anos de idade, ela foi a tenista número 1 do Brasil por 11 anos consecutivos. Conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México, ocupou a 48ª posição no ranking mundial em simples e a 9ª em duplas. Patrícia Medrado é, até hoje, a jogadora com o maior número de participações e vitórias pelo Brasil na Fed Cup, representando o nosso país no circuito internacional ao longo de 14 anos.

Após se aposentar do circuito profissional, continuou conquistando troféus internacionais. Atualmente, é pentacampeã mundial masters em simples e conta com outros cinco títulos do mesmo gabarito em duplas e dois em duplas mistas.

Patrícia Medrado se dedica ainda para tornar o tênis mais conhecido e acessível a todos.