HomeGestões AnterioresProjeto Plantar segue com ações junto à população

Projeto Plantar segue com ações junto à população

As ações do Projeto Plantar, realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, continuam. Durante as duas últimas semanas foram realizados plantios em áreas verdes, parques, margens de córregos, entre outros locais. As ações contam com a participação de funcionários, escolas e voluntários que trabalham em parceria com a Prefeitura para ajudar a arborizar a cidade.

Nesta segunda-feira (19/10) alunos da Escola Estadual Rogério Lázaro Toccheton fizeram um plantio às margens do córrego Pirapitingui. Os alunos da Etec Regente Feijó participaram de uma visita monitorada ao Parque Taboão, a nascente e ao viveiro local, além de obterem informações de como participar do Projeto Plantar. Já na manhã desta quinta-feira (29/10), alunos do Colégio Monteiro Lobato participaram de uma oficina de plantio, também no Parque Taboão.

O Projeto Plantar acontece desde o mês de setembro e seu ciclo segue até o dia 27 de fevereiro de 2016. O intuito é promover o plantio de árvores nativas na cidade e realizar reuniões e visitas para levantamento de áreas de plantio e consolidação de parcerias. Toda a população está convidada a participar, basta ter uma área onde queira plantar e cuidar. Até este ano já foram recuperadas dezenas de áreas, realizada a doação de cerca de quatro mil mudas, e o plantio de outras mais de 40 mil que estão trazendo de volta o verde e a recuperação de áreas na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os critérios para o plantio dão prioridade para árvores que pertençam ao nosso bioma e sejam  consideradas adequadas em tamanho para o local onde serão plantadas. Antigamente não havia esse controle: árvores estrangeiras e grandes demais para estarem no meio da cidade eram plantadas em avenidas e ruas.

O Projeto Plantar atende a esse critério, pois quem vai até o viveiro municipal pegar uma muda é orientado quanto ao melhor local para plantá-la. Locais arborizados, além de função paisagística, reduzem a poluição do ar devido aos processos de oxigenação, diminuem as temperaturas externas absorvendo parte dos raios solares, mantêm as chuvas regulares, preservam a umidade do ar, contribuem para saúde do solo, evitam a erosão com suas raízes, são essenciais para a preservação de pelo menos 50% da biodiversidade, reduzem a poluição sonora e os ventos.

Quem estiver interessado em plantar até cinco mudas, basta retirá-las diretamente no Viveiro do Parque Ecológico Taboão, na Avenida Itu 400 anos, 77, Itu Novo Centro. Para plantios maiores a prioridade é de áreas de proteção ambiental e é necessário o preenchimento de uma ficha que pode ser obtida na Secretaria de Meio Ambiente ou no site www.itu.sp.gov.br.

Texto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(29/10/2015)