Widget Image
Secretarias
29/05/2022
HomeEducaçãoProjeto “Cidade Segura” instala 500 câmeras de segurança em 65 escolas da cidade

Projeto “Cidade Segura” instala 500 câmeras de segurança em 65 escolas da cidade

A partir desta quarta-feira (20/04), 65 escolas escolas do município contam com câmeras de segurança em pontos estratégicos, ao redor e no interior de suas dependências. Ao todo foram instaladas 500 câmeras, por meio do projeto “Cidade Segura”, todas com imagens em tempo real 24 horas por dia, cabeamento em fibra ótica, nobreak e bateria, o que garante o funcionamento em caso de falta de energia elétrica.

As imagens das câmeras de segurança são monitoradas pela Secretaria Municipal de Educação, pela Guarda Civil Municipal e também pelas gestoras das unidades escolares.

Essa ação, que teve início em novembro de 2021, é a primeira fase do projeto “Cidade Segura”, realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, e que tem o intuito de proteger tanto o patrimônio como também estudantes e cidadãos, coibindo crimes como furto, violência e vandalismo.

Na segunda fase do “Cidade Segura”, outras câmeras serão instaladas nos arredores da UPA, do PAM, dos Terminais Rodoviários, do Eixo Histórico, de equipamentos turísticos e nas grandes avenidas, complementando a Muralha Eletrônica. Em conjunto com a Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural e o Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal de Itu (GGI-M), estes recursos tecnológicos proporcionarão ainda mais resguardo à população em geral, aos motoristas e proprietários de estabelecimentos.