Widget Image
Secretarias
20/04/2024
HomeSaúdePrograma Atende Mais leva médicos generalistas às Unidades Básicas de Saúde

Programa Atende Mais leva médicos generalistas às Unidades Básicas de Saúde

O programa Atende Mais está sendo implantado, pela Secretaria Municipal de Saúde, em todas as 16 Unidades Básicas (Postos de Saúde), viabilizando atendimento com médicos generalistas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O médico generalista complementa a equipe multidisciplinar já existente nas UBSs e que é formada por médicos clínico geral, pediatra, ginecologista; enfermeiros; nutricionista; e farmacêutico.
“Com o médico generalista nas UBSs, os pacientes terão acompanhamento e tratamento preventivos, de forma especial, para os que apresentam quadros de Diabetes e de Hipertensão Arterial. O cuidado será intensificado, uma vez que o médico estará presente na unidade durante mais dias e mais horas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.
Esse programa tornará toda UBS um centro de saúde pública com apoio integral ao munícipe e, com isso, a expectativa é a de diminuir cada vez mais o prazo de espera para uma consulta médica. Outro benefício será o menor fluxo de pacientes na urgência e emergência, pois muitos deles só procuram o serviço de saúde quando já estão muito adoentados.
O médico generalista é o responsável pelo atendimento primário, ou seja, a “porta de entrada”, o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde. É a partir deste acompanhamento que o paciente será encaminhado para os demais especialistas, que farão os atendimentos secundários e até terciários.