24/03/2024
HomeGestões AnterioresProfissional da Secretaria da Saúde fala sobre dengue durante sessão de Câmara

Profissional da Secretaria da Saúde fala sobre dengue durante sessão de Câmara

Na tarde desta segunda-feira (02/03), o coordenador do serviço de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde, o biólogo Gilberto Lucena, esteve na Câmara de Vereadores de Itu para falar sobre dengue. O convite para a referida explanação partiu do presidente do Legislativo ituano, Marquinhos da Funerária.

Na oportunidade, Lucena falou sobre o trabalho contínuo de combate à dengue realizado em Itu, independente de registro de casos na cidade ou municípios vizinhos; sobre sintomas, prevenção e transmissão da doença. De janeiro deste ano até o momento, Itu registrou 21 casos autóctones de dengue e 21 casos importados da doença.

Recentemente, o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, considerando a proximidade de Itu a cidades que apresentam elevados números de casos de dengue, intensificou o trabalho de combate à doença e anunciou medidas para a primeira quinzena de março como a implantação de cinco salas de hidratação (importante procedimento no tratamento da doença) em pontos estratégicos e também a realização de exame de hemograma (que auxilia o diagnóstico de dengue) nas dependências do Pronto Atendimento Municipal (PAM), localizado na Vila Martins, bairro situado em região distante do centro da cidade.

A partir desta segunda-feira, a Secretaria da Saúde também promove ações educativas nas 15 Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), como parte da conscientização sobre prevenção à dengue. As ações educativas serão realizadas pelos profissionais das Unidades, devidamente treinados para essa finalidade no último mês de dezembro. Nessas ações serão utilizados três kits (compostos por banner, ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti e folheto informativo sobre criadouros do mosquito e sintomas da doença), que percorrerão as unidades conforme programação.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(02/03/2015)