20/03/2024
HomePlanejamentoProcesso de abertura de empresas em Itu atrai interesse de outras cidades

Processo de abertura de empresas em Itu atrai interesse de outras cidades

Uma comitiva de Angatuba visitou a Prefeitura de Itu, nesta sexta-feira (29/03), para obter informações sobre o processo de abertura de empresa utilizado na cidade, que está integrado com o Via Rápida Empresas. O secretário municipal de Planejamento, Plínio Bernardi Júnior, informou aos membros da comitiva que, hoje, o governo municipal consegue abrir uma empresa de baixo risco em dois dias; processo que demorava até 120 dias antes dessa implementação que recebeu total apoio do prefeito Guilherme Gazzola.

Explicou que a atividade envolve diversos setores da Prefeitura como Finanças, Planejamento, Obras, Vigilância Sanitária, Fiscalização, e alguns externos como o Corpo de Bombeiros e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O encontro foi coordenado pelo diretor de Desenvolvimento Empresarial da Secretaria Municipal de Planejamento, Marcone Mueller Góes, que divulgou que houve aumento expressivo de consultas para abertura e regularização de empresas.

O secretário de Planejamento se colocou à disposição para conversas futuras sobre o processo de abertura de empresas e fiscalização das mesmas, além de afirmar que tem interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Angatuba, numa forma de saudável troca de experiências.

Itu iniciou os estudos para a implantação desse processo no início de 2017, visando agilizar a abertura de empresas, sempre dentro da legislação vigente, e assim aquecer a economia local. O município, atualmente, é referência nessa atividade e tem sido contatado por diversas cidades do Estado. Nesta semana, uma comitiva de Valinhos também esteve em Itu para se inteirar sobre o processo.

O secretário de Planejamento informou que o governo municipal consegue abrir uma empresa de baixo risco em dois dias; processo que antes demorava até 120 dias