21/04/2024
HomeGestões AnterioresPrimeira-dama recebe doações dos participantes do Bike Saúde

Primeira-dama recebe doações dos participantes do Bike Saúde

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Zélia Vaccari Gomes, recebeu 220 litros de leite doados pelos participantes do Bike Saúde, ocorrido no último domingo (26/04). A entrega foi feita pelos secretários municipais Carlinhos Bertagnolli (Esportes) e Manoel Monteiro (Saúde), na tarde do último dia 28.

“Agradeço a todas as pessoas que prestigiaram o Bike Saúde e ainda ajudaram o Funssol. Como sempre digo, fazer o bem, faz bem. Estou muito feliz com a população ituana que sempre nos ajuda, formando uma corrente do bem em nossa cidade”, afirmou Zélia.

Além do Bike Saúde, passeio ciclístico que teve como destino final a Avenida Galileu Bicudo, na mesma data foi realizada uma edição especial de Saúde no projeto Vida em Movimento. A promoção desse evento ficou a cargo da Prefeitura de Itu, por meio das Secretarias Municipais da Saúde, Esportes, Educação e Segurança, Trânsito e Transportes, com o apoio e parceria do Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), ONG +Vida (Centro de Apoio ao Portador de Câncer Mais Vida e Solidariedade), Espaço Femini Fitness e OncoItu (Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia).

Esta semana, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou o balanço dos atendimentos de orientação e prevenção à saúde, realizados durante o projeto Vida em Movimento. Houve participação de 684 pessoas, sendo 263 na faixa etária de 16 a 39 anos, 286 na faixa etária de 40 a 59 anos e 135 anos com 60 anos ou mais.

Das 149 mulheres que aferiram pressão arterial, 85,9% apresentaram pressão arterial dentro dos padrões normais e 14,1% apresentaram pressão arterial alterada, sendo 6,71% fumantes. Dos 118 homens atendidos, 80,5% apresentaram pressão arterial dentro dos padrões normais e 19,5% pressão arterial alterada, sendo 9,19% fumantes.

Ainda durante o evento, 264 pessoas fizeram teste de glicemia. Das mulheres, 92,5% apresentaram glicemia normal e 7,5% glicemia alterada. Dos homens, 90,6% apresentaram glicemia normal e 9,4% glicemia alterada. Um total de 173 pessoas passou por avaliação nutricional. O resultado das avaliações apontou 71,4% de mulheres com peso normal e 28,6% com sobrepeso/obesidade, e 57,4% de homens com peso normal e 42,6% com sobrepeso/obesidade.

Também foram realizados 120 atendimentos de Quick Massage, 351 orientações de prevenção ao câncer e 170 orientações de prevenção à dengue.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu
Foto: Renan Bittencourt/Prefeitura de Itu