HomeCulturaPrimavera nos Museus começou com concerto

Primavera nos Museus começou com concerto

Começou nesta quarta-feira (17/09), a Primavera nos Museus, evento proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) celebrado pelos museus de todo o Brasil com o objetivo de estimular a visitação aos museus e criar vínculos com a comunidade.

A abertura contou com o concerto “Harmonium e Canto: a tradição musical europeia na música sacra e profana”, com a soprano Fátima Oliveira, o organista Luís Roberto de Francisco e participação do Grupo Mosaico, realizado na Igreja do Bom Jesus.

Antes e entre as apresentações das músicas Luís Roberto falou sobre o harmonium, instrumento que, apesar de feito para uso doméstico, tornou-se um instrumento musical de uso típico em igrejas.

A Primavera nos Museus acontece entre os dias 17 de setembro e 03 de outubro, pelo o Museu da Música Itu e o Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo com apoio cultural do Instituto Cultural de Itu, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Secretaria Municipal de Educação de Itu, Igreja do Bom Jesus e Associação Cultural Vozes de Itu.

Toda a programação é gratuita, acompanhe abaixo a programação completa:

19/09 (sexta-feira)
9h – Educação Ambiental Infantil

20/09 (sábado)
11h – Espetáculo teatral “Seu Bonanza”
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)
14h às 17h – Workshop “O aprendiz de palhaço: uma investigação da comicidade e o objetivo”

23/09 (terça-feira)
14h30 – Capela mor da Igreja do Bom Jesus
Concerto – Harmonium e Canto: a tradição musical europeia na música sacra e profana. Soprano Fátima Oliveira e organista Luís Roberto de Francisco.  Participação de alunos da Escola Estadual Regente Feijó.

24/09 (quarta-feira)
8h30 – Museu da Música – Itu
Ação Educativa “A Moda da Viola” – alunos do quarto ano da EMEF “Monsenhor Camilo Ferrarini”, com os professores Cláudia Capelli e Joab Barbosa. A ação educativa discute com alunos as origens da cultura paulista e suas manifestações artísticas.
10h – Museu da Música – Itu
Abertura da mostra cultural “Robert Godding, um Jesuíta músico em Itu”. Comemorativa do bicentenário de restauração da Companhia de Jesus.

25 e 26/09
14h – Educação Patrimonial Infantil

19h30 – Capela mor da Igreja do Bom Jesus
Concerto – Harmonium e Canto: a tradição musical europeia na música sacra e profana. Soprano Fátima Oliveira e organista Luís Roberto de Francisco.  Participação de alunos do Instituto Borges de Artes e Ofícios.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura