21/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura tem programação especial na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Prefeitura tem programação especial na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece no período de 1 a 7 de agosto, a Prefeitura de Itu realiza atividades especiais para despertar a atenção da população sobre a importância da amamentação. Com o tema “Amamentar e trabalhar: vamos tornar possível”, este ano a Semana promove ações que visam auxiliar as mães que querem continuar amamentando após o retorno ao trabalho.

Neste domingo (02/08), profissionais do Nana Nenê da Secretaria da Saúde de Itu estarão no projeto Vida em Movimento, na Avenida Galileu Bicudo, para orientar a população sobre a importância de manter o aleitamento materno mesmo após a mãe retornar ao trabalho. Na oportunidade, haverá entrega de folhetos informativos sobre aleitamento materno por integrantes da equipe do Nana Nenê e do Rotary, que apoio essa causa.

De 3 a 7 de agosto, a equipe do projeto Nana Nenê visita todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quando entregará à população folhetos informativos sobre aleitamento materno. No próximo dia 6, às 20h, no Rotary Club Itu Convenção, a equipe do Nana Nenê ministra palestra alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Os profissionais da saúde ressaltam que o aleitamento não precisa e não deve ser interrompido devido ao retorno ao trabalho. O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê crescer saudável, o que justifica a continuidade do aleitamento após a mãe voltar a trabalhar.

Palestra

No último dia 28 de agosto, no Rotary Club Terras de São José, a equipe do Nana Nenê ministrou palestra sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno e também sobre o projeto Nana Nenê. A explanação ficou a cargo da coordenadora do Nana Nenê, a enfermeira Ana Maria B. Rodrigues, e da pediatra Marta Guerreiro Silva.

Em dez anos de projeto, o índice de aleitamento materno em Itu mais que dobrou; em 2001 o índice era de 22,4% e, em 2010, era de 47,18% (última pesquisa realizada).
Vale destacar que no ano de 2010 o índice de aleitamento materno no Estado de São Paulo era de 39,4%.

Uma equipe multidisciplinar formada por médica pediatra, enfermeira, técnicas de enfermagem, assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e motorista realiza visitas hospitalares e domiciliares.

A visita hospitalar acontece durante a internação da mãe, na maternidade do Hospital São Camilo Itu, por ocasião do nascimento do bebê, quando as profissionais orientam sobre aleitamento materno e entregam uma cartilha informativa.

Na primeira semana pós parto, a equipe realiza contato telefônico com as mães, além de visita domiciliar, caso necessário, ou atendimento ambulatorial.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(31/07/15)