24/03/2024
HomeSaúdePrefeitura realizou cerca de 1,5 mil cirurgias de catarata em dois anos

Prefeitura realizou cerca de 1,5 mil cirurgias de catarata em dois anos

Pacientes foram atendidos por meio de esforços da Secretaria e união com parceiros

Um total de 1.475 cirurgias de catarata foi realizado, ao longo dos anos 2017 e 2018, como parte da reestruturação do serviço de saúde municipal promovida pela Secretaria de Saúde de Itu. “A quantidade de pacientes que esperava por uma cirurgia de catarata era expressiva. O Poder Público municipal uniu esforços com importantes parceiros e realizou diversos mutirões para cirurgias de catarata”, comenta a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.
A secretária agradece a pronta colaboração das diretorias e equipes dos parceiros nesses mutirões: Departamento Regional de Saúde (DRS) – Sorocaba, Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Lions Clube de Itu, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recentemente, Janaina e o prefeito Guilherme Gazzola se reuniram com representantes do Lions Clube de Itu, oportunidade em que oficializaram o agradecimento a essa importante parceria em prol da saúde pública.
A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino, tornando-o opaco, e compromete a visão. Inicialmente, a impressão que se tem é que a lente dos óculos está embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, a dificuldade de enxergar aumenta e o paciente passa a ver vultos e, às vezes, o quadro evolui para a cegueira.
O paciente pode apresentar ainda visão dupla, sensibilidade à luz ou imagens distorcidas. Há casos em que a pessoa apresenta dificuldade para dirigir, ler e andar, ou relata quedas frequentes e que as cores estão desbotadas.
A doença pode ser congênita ou adquirida e acomete, geralmente, pessoas com mais de 50 anos. Mas, também há casos de crianças que nascem com a doença (problemas genéticos ou filhos de mulheres que tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação). Diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, inflamações intraoculares, traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos e excesso de radiação são outras causas de catarata.
O tratamento para catarata é cirúrgico, a fim de substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.