15/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura realiza reunião para elaboração do Plano Diretor de Turismo de Itu

Prefeitura realiza reunião para elaboração do Plano Diretor de Turismo de Itu

Na última quarta-feira (27/08) aconteceu na Prefeitura de Itu a primeira reunião técnica para a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Itu. Em uma nova parceria com a Protur (Associação Pró-desenvolvimento do Turismo de Itu), a Prefeitura, por meio das Secretarias de Planejamento, Cultura e Turismo, Lazer e Eventos, iniciou os trabalhos que deverão ocorrer até fevereiro de 2015.

O Plano Diretor de Turismo de Itu será um instrumento estratégico e fundamental para o planejamento e direcionamento da expansão e consolidação da Estância Turística de Itu como destino turístico, com destaque para o mercado regional, estadual e nacional.

O que se pretende é que o plano englobe a análise de todas as variáveis envolvidas com o turismo, que vão desde a organização geográfica e administrativa, passando pelos recursos naturais e culturais existentes, identificando-se o estágio do desenvolvimento turístico local e a partir desta análise, avaliar tendências, propor diretrizes e promover programas, projetos e ações.

“A atividade do turismo é um dos setores da economia que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto da economia mundial e estudos comprovam que uma cidade que se planeja adequadamente, tem maior potencial de se constituir com indutor turístico consolidado. É isso que se pretende para Itu. A experiência da Copa já nos trouxe indícios do que é fundamental no setor do turismo. Esse aprendizado foi mais um legado importante deste importante evento”, comentou o prefeito Antonio Tuíze.

O Plano é fruto de mais um convênio com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e é peça fundamental para futuros pleitos de recursos em ações e projetos turísticos para nosso Município.

A participação de outras entidades ligadas ao turismo será valorizada através de Oficinas e Consultas Públicas, em calendário a ser divulgado.

Texto: Decom
Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu