23/03/2024
HomeEducaçãoPrefeitura realiza formaturas do segundo semestre do Petrans

Prefeitura realiza formaturas do segundo semestre do Petrans

A Prefeitura de Itu, através das Secretarias Municipais de Educação e de Segurança, Trânsito e Transportes, realizou nos dias 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de novembro, as formaturas do Petrans (Programa de Educação no Trânsito), referentes ao segundo semestre de 2016.

As cerimônias aconteceram nas unidades escolares de Ensino Fundamental: “Profº Lourenço Carmignani”, “Profº Cid Rocha”, “Profª Maria Cristina C. Mendes Pereira”, “Profª Carolina de Moraes Macedo”, cessão de salas E.E. “Profº João Antonio Mota Navarro”, “Convenção de Itu”, “Olga Benário Prestes”, “Profº Firmino Octávio do Espírito Santo Júnior”, “Deputado Antonio de Paula Leite Netto” e “Profª Aparecida Beatriz Cristofoletti Pionti”.

Desde que foi implantado na Rede Municipal de Ensino, o Petrans já formou mais de 20 mil crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas.

O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos. Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

Texto: DECOM

(29/11/16)