15/03/2024
HomePromoção SocialPrefeitura mantém acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua

Prefeitura mantém acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua

O trabalho de atendimento às pessoas em situação de rua, realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, foi reforçado com a abertura de um abrigo emergencial no início deste mês, com o objetivo de protegê-las das baixas temperaturas. O abrigo, localizado na Rua 21 de Abril, 290, Centro, recebe pessoas maiores de 18 anos, no período das 18h até às 8h do dia seguinte.

No local, as pessoas em situação de rua recebem alimentação, fazem a higiene pessoal e passam a noite. Na manhã seguinte, são encaminhadas ao Centro Pop, situado na Rua Manoel Silveira Camargo, 151, Vila São Francisco, onde são servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde, além das pessoas fazerem a higiene pessoal e lavarem suas roupas. O Centro Pop também conta com um médico que, quinzenalmente, faz consulta, acompanhamento e encaminhamento para a rede de serviço.

Para ser acolhida no abrigo emergencial, a pessoa em situação de rua passa por equipe técnica no Centro Pop e recebe encaminhamento para poder entrar no referido local.

Vacina
Além do trabalho de acolhimento em espaço com toda a infraestrutura necessária para a proteção do frio, a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, por meio de recente parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vacinou contra a Covid 19 as pessoas em situação de rua no Centro Pop.

As equipes de abordagem social da Secretaria contataram previamente as pessoas em situação de rua para informarem sobre a vacinação, e também receberam o apoio dos integrantes de projetos da cidade que fornecem marmitas para essa população, a fim de comunicarem a ação.

No dia da vacina, foram disponibilizados educadores sociais e transporte para as pessoas em situação de risco irem até o local de vacinação.