08/04/2024
HomeEducaçãoPrefeitura lança cartaz sobre árvores especiais de Itu

Prefeitura lança cartaz sobre árvores especiais de Itu

Dentro das atividades pelos 405 anos da cidade, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na tarde desta quarta-feira (12/02) no Bosque Alceu Geribello, oficina de educação ambiental com alunos da Escola Estadual Professor José Leite Pinheiro Júnior.

Nesta oficina de arte educação, aconteceu o lançamento do cartaz “Árvores Majestosas de Itu” com árvores que têm algum significado histórico, afetivo ou ambiental para o município.

Segundo a secretária da pasta, Patricia Otero, “a idéia é envolver as pessoas convidando-as a contribuir com este projeto, enviando sugestões de árvores que possam aumentar a lista. No momento são nove árvores e dependendo das contribuições este pequeno cartaz pode se transformar em um catálogo”, explicou.

Ainda segundo a secretaria, estas árvores serão catalogadas também no Mapa Verde de Itu e inclusas no roteiro turístico em parceria com a Pró-Tur (Associação Pró-desenvolvimento do Turismo de Itu).

As nove árvores que compõe o material lançado hoje são: Jequitibá Rosa (Estrada Parque – Rodovia dos Romeiros); Jatobá (Sítio Santo Antonio na Estrada Sete Quedas); Figueira Branca (Chácara do Rosário – Rodovia Convenção Republicana); Pau ferro (Avenida Ernesto Fávero – Bairro Jardim do Estádio), Palmeira Real (Praça Regente Feijó – Largo do Patrocínio); Mangueira (pátio interno do Centro Educacional Madre Maria Theodora Voiron, Praça Regente Feijó – Largo do Patrocínio); Canafístula (Parque Chico Mendes, Bairro Cidade Nova) Pau Rei (Praça da Independência (Largo do Carmo) e Ipê roxo (Cemitério Municipal de Itu, praça da Bíblia, Vila São Francisco).

Para participar, qualquer munícipe pode encaminhar sua sugestão que deve conter uma justificativa e uma foto da árvore para o e-mail [email protected]

Clique e veja a arte.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu