23/03/2024
HomeSaúdePrefeitura intervém em clínica de idosos após morte por Covid

Prefeitura intervém em clínica de idosos após morte por Covid

O local, assim como todos os outros estabelecimentos do gênero em Itu, já havia sido vistoriado no início da pandemia

Um dos casos de óbito pelo novo coronavírus em Itu teve como vítima um senhor de 65 anos, que era interno de uma das clínicas de longa permanência existentes no município. A morte, ocorrida no domingo (03/05), motivou uma vistoria, seguida de intervenção, logo na segunda-feira (04/05). A Secretaria Municipal de Saúde enviou equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária ao local, tomando todas as providências cabíveis diante do ocorrido.

Até a data de hoje (06/05), foram registrados na referida unidade particular mais dois óbitos de idosos. Um deles foi o de uma mulher de 67 anos, que faleceu no domingo (04/05) e o resultado positivo para Covid-19 saiu na noite de ontem (05/05). Já o terceiro óbito, que permanece como suspeito (sem confirmação em exame), se deu na manhã desta quarta-feira (06/05). A vítima é uma mulher de 93 anos. Além disso, a mesma clínica já contabiliza quatro pessoas comprovadamente doentes com a Covid-19: dois funcionários (que estão em isolamento domiciliar), um idoso que está no Hospital de Campanha e o outro na UTI.

Fora esses casos confirmados, a intervenção das autoridades municipais de Saúde constatou no referido local a suspeita da doença em mais três funcionários e em 14 internos. Dentre esse grupo de idosos, dois estão sob os cuidados do Hospital de Campanha aguardando os resultados dos exames e os outros 12 pacientes estão realizando avaliação médica complementar e tomografia para encaminhamento até uma unidade hospitalar.

Após a vistoria, a Prefeitura exigiu que todas as famílias de pessoas assistidas pela clínica particular fossem comunicadas sobre os casos de coronavírus no local, bem como que fosse realizada a testagem de Covid-19 de todos os funcionários e demais internados. Os exames foram realizados sem custos aos cofres públicos e os resultados ainda estão sendo aguardados.

Todas as clínicas de longa permanência do município de Itu, inclusive esta, já haviam sido visitadas pela Vigilância no início da pandemia, quando foram informadas a respeito dos protocolos de higiene necessários para prevenção e combate ao coronavírus. No entanto, a Covid-19 é uma doença de alta e rápida transmissibilidade, podendo ser passada inclusive por indivíduos assintomáticos.

As identidades dos três casos fatais, assim como o endereço do estabelecimento, serão preservados por questões de sigilo médico.