Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSegurançaPrefeitura instala semáforo em trecho da Avenida Galileu Bicudo

Prefeitura instala semáforo em trecho da Avenida Galileu Bicudo

Teve início, nesta quarta-feira (11/07), a implantação de um semáforo no cruzamento da Avenida Galileu Bicudo com a Rua Ana Schincariol Chierighini (sentido centro). A implantação integra uma série de medidas adotadas pela Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes que têm ocorrido no local, além de atender a um clamor da população.
Com a coluna já instalada, o conjunto semafórico deve estar instalado no referido cruzamento a partir de amanhã, com ligação pela CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) prevista para até o final desta semana. “Um dos locais com mais incidência de acidentes graves em nosso município é esse cruzamento. Nosso Departamento de Engenharia de Tráfego realiza monitoramento e estudos constantes para definir quais as principais ações que podem tornar o trecho mais seguro”, explica o secretário da pasta, Hércules Ferrari Domingues da Silva.
Segundo estudo do Departamento, além do fato do cruzamento estar no meio de uma curva, o excesso de velocidade praticado por grande parte dos motoristas que ali trafega torna o trecho ainda mais perigoso. Em relação ao excesso de velocidade, no último dia 22 foi realizado um estudo técnico no local que apontou que, em três horas, dos 484 veículos que passaram pelo local, 85% deles apresentaram velocidade acima da permitida.
Desses veículos em alta velocidade, 29% trafegaram muito superior à permitida. A velocidade máxima registrada pelo estudo foi de 79 km/h, compatível com a de rodovia e não de uma avenida municipal.

Outras ações
Em maio deste ano, o Departamento de Engenharia de Tráfego revitalizou a sinalização, implantou legendas de “devagar” e substituiu as placas de velocidade máxima de 40km para 30km. Foram pintadas quatro legendas ”devagar”, uma legenda “pare” para o motorista que vem da Rua Manoel Silveira e implantado sentido único na Rua Augusto Chierighini, a fim de anular o cruzamento de quem adentrava nessa rua.
Em junho, nova visita ao local concluiu a necessidade da implantação de um conjunto semafórico. Também está em processo licitatório projeto de instalação de radares, que contempla o trecho com radar fixo e lombada eletrônica na altura da escola Dr. Cesário Motta, nos dois sentidos da Avenida Galileu Bicudo.