HomeSaúdePrefeitura de Itu reinaugura unidade de saúde

Prefeitura de Itu reinaugura unidade de saúde

Na manhã desta sexta-feira (17/07), o prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Zélia Vaccari Gomes, o vereador Marco Aurélio Bastos, e o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, participaram da solenidade de reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr Emílio Chierighini”, localizada no Novo Mundo.

Também participaram do evento netos do homenageado, secretários e diretores municipais, coordenadores de serviços da Secretaria Municipal da Saúde e usuários da UBS. O prefeito Antonio Tuíze comentou sobre o intenso trabalho da administração municipal para aprimorar cada vez mais os serviços de saúde, além de enfatizar a qualidade de trabalho e dedicação dos funcionários municipais.

Tuíze citou ainda as obras em andamento em mais três UBSs, as construções de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Pronto Atendimento Municipal (PAM) no Parque Industrial, e de mais três UBSs (nos bairros São Camilo, Portal do Éden e Dona Tonica). O secretário municipal da Saúde ressaltou a colaboração dos funcionários da unidade e o excelente atendimento que a equipe oferece à população. Agradeceu ao prefeito por não medir esforços para os investimentos em saúde.

Desde o início da atual gestão, em 2013, o prefeito Antonio Tuíze trabalha junto ao Ministério da Saúde para ampliar os investimentos no município. Assim, naquele ano, aderiu ao Programa RequalificaUBS, que tem por objetivo melhorar a infraestrutura das UBSs, e que possibilitou a reforma da  unidade localizada no Novo Mundo. A obra foi realizada com recursos federais e municipais.

A UBS 12 foi revitalizada, ampliada e reformada. Entre as principais ações na obra, pode-se destacar a ampliação da unidade, em especial, na sala de espera; adaptação dos sanitários para pessoas com deficiência; reforma completa do telhado; instalação de novo sistema de calhas em todo o prédio; reformas do sistema hidráulico, de instalação elétrica, dos consultórios médicos, da farmácia, das salas de recepção, enfermagem, esterilização e expurgo; pintura completa dos espaços internos e externos; substituições dos mourões e telas externas por gradil metálico, e dos portões externos.

Homenagem

Nascido em 21 de abril de 1907, o médico Emílio Chierighini era filho dos imigrantes italianos Anna Schincariol Chierighini e Augusto Chierighini. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, Chierighini casou-se com a farmacêutica Hermínia Gazzola Chierighini, com quem teve três filhos: Hélio, Ennio e Emilce.

O médico, que empresta o nome à UBS, viveu e exerceu plenamente sua profissão de fé de trabalho como médico da família, atendendo em seu consultório em Itu todas as pessoas que dele precisaram, a qualquer hora do dia ou da noite.

Ele também atendia na zona rural, realizando partos e tratamentos diversos. Por muitas vezes transportou pacientes em seu próprio carro, devido à falta de ambulâncias na cidade e ainda prestava assistência médica aos industriários e operários na própria empresa onde trabalhavam.

Com perfil de empreendedor, junto com os filhos Hélio e Ennio, também médicos, idealizou e edificou a construção do Hospital Nossa Senhora da Candelária, inaugurado em 1964. Chierighini foi um exemplo de vida a ser seguido, pois sempre pensou nas pessoas em situação de vulnerabilidade social, amparando-as até os limites de suas possibilidades.

Embora bastante enfraquecido pela doença, trabalhou em seu consultório médico até pouco antes de seu falecimento, ocorrido em 11 de janeiro de 1983.

Texto e foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(17/07/15)