HomeGestões AnterioresPrefeitura de Itu recebe Selo Verde do Ministério do Meio Ambiente

Prefeitura de Itu recebe Selo Verde do Ministério do Meio Ambiente

Selo legitima compromisso e práticas socioambientais implantadas no município

No último mês, a Prefeitura da Estância Turística de Itu recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Selo A3P Verde em reconhecimento ao empenho do Poder Municipal em implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

O Selo A3P Verde é conferido através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental e seu objetivo é reconhecer e divulgar boas práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade que já são implantadas pela Administração Pública em todo o país.

Iniciativas

Em junho de 2012, aproveitando a proximidade da inauguração do novo Paço Municipal, o primeiro prédio público da América Latina certificado com o selo “Green Building” (Prédio Verde), a Prefeitura de Itu deu posse à “Comissão Interna de Meio Ambiente – A3P”, composta por servidores municipais que iriam ajudar a implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Esta agenda é um projeto do Ministério do Meio Ambiente em parceria com os municípios e órgãos públicos que busca a construção de uma nova cultura institucional nos órgãos e entidades públicos, objetivando estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, da gestão adequada dos resíduos da licitação sustentável e da produção da sensibilização, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Desde então, a A3P vem realizando ações sistemáticas em áreas como coleta seletiva e reciclagem, capacitações para licitação e compras sustentáveis e ciclos de palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Em junho deste ano a convite do Ministério do Meio Ambiente o exemplo de Itu foi apresentado no 8º Fórum Nacional A3P realizado em  Brasília. Mais recentemente, os membros da comissão também realizaram capacitações que estão implantando as diretivas da A3P também nas Secretarias Municipais que não ocupam o Paço Municipal: Segurança, Trânsito e Transportes, Turismo Lazer e Eventos, Promoção e Desenvolvimento Social, Esporte, Centro Administrativo Regional do Pirapitingui e alguns departamentos da Saúde e da Cultura.

Outra ação de sucesso foi o “Dia Mundial sem carro”, ocorrido no último dia 22 de setembro e que mobilizou 125 servidores do Paço Municipal a aderirem ao transporte alternativo deixando seus carros em casa neste dia. Neste momento a A3P traça os próximos passos para o cumprimento das metas 2015.

Texto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu