HomeFinançasPrefeitura de Itu lança serviço digital que facilita abertura de empresas

Prefeitura de Itu lança serviço digital que facilita abertura de empresas

Na manhã da última quinta-feira (29/01), no Paço Municipal de Itu, o prefeito Antonio Tuíze apresentou o novo serviço digital da Prefeitura de Itu chamado “Via Rápida Empresa” para a Associação das Empresas de Contabilidade e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis.

Este novo sistema foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Viários ao longo dos últimos dez meses e irá facilitar a abertura de empresas no município que deixa de ser presencial para alguns casos. Pedidos de certidão ou parecer de viabilidade na Prefeitura; de Auto de Vistoria no Corpo de Bombeiros; de Licença de Funcionamento na Vigilância Sanitária; de Licenças de Instalação e Operação na Cestesb. Tudo isto poderá ser feito pela internet.

Com o licenciamento integrado, o parecer de viabilidade da Prefeitura é online. Se estiver tudo em ordem, a licença municipal pode sair no prazo de cinco dias.

Além das licenças estaduais online, a viabilidade municipal (também online) é dada ao usuário no início do processo de abertura da empresa. A entrada de dados é unificada com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e com os órgãos estuais. É utilizado um certificado digital para envio da documentação da empresa (do escritório de contabilidade responsável).

Participaram desta reunião, os secretários de Obras e Serviços Viários, José Angel Lobato, de Economia e Finanças, Valfrido Miguel Carotti, de Habitação Popular, Carlos D’Ambrósio, a presidente da Associação das Empresas de Contabilidade, Leana Bueno Leme, o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Rodrigo Alexandre de Oliveira e demais membros destas entidades além de servidores municipais da Prefeitura de Itu.

Texto: Daniel Alcântara / Prefeitura de Itu

(30/01/2015)