06/04/2024
HomePlanejamentoPrefeitura de Itu já prepara cidade para tecnologia 5G

Prefeitura de Itu já prepara cidade para tecnologia 5G

Legislação municipal está alinhada às orientações da Anatel

Com a recente conclusão do leilão para a exploração e oferta da tecnologia 5G no Brasil, a Prefeitura de Itu – através da Secretaria Municipal de Planejamento, teve projeto aprovado na Câmara dos Vereadores para garantir que a legislação municipal esteja em concordância com as orientações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essa lei deve colocar Itu em um grupo seleto de 30 cidades preparadas para a tecnologia 5G,
“O Projeto visa atrair e ampliar as oportunidades de investimento no Município, garantindo amplo acesso à telefonia móvel e internet de alta qualidade para munícipes e empresas, viabilizando a implantação da tecnologia 5G”, salientou o Secretário de Planejamento, Plínio Bernardi Jr.
As principais novidades do 5G são o aumento da velocidade das transmissões, a maior capacidade das antenas. Enquanto no 4G o download de um filme pode levar meia hora, no 5G ele será feito em poucos segundos, por exemplo. A Anatel definiu que o 5G deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022.