HomeMeio AmbientePrefeitura de Itu firma parceria para resgate de animais silvestres feridos

Prefeitura de Itu firma parceria para resgate de animais silvestres feridos

A Secretaria de Meio Ambiente, junto com o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, atuará junto ao Núcleo da Floresta nesta iniciativa

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos firmou parceria com o Núcleo da Floresta – Centro de Recuperação de Animais Silvestres, para encaminhamento e cuidados de animais silvestres feridos encontrados na cidade.
Os munícipes que se depararem com animais silvestres feridos, caso possível, podem leva-los até o Centro de Controle de Zoonoses de Itu, na Avenida Sete Quedas, 1038, bairro Progresso. Caso não consigam captura-lo podem entrar em contato pelo telefone 4013-1401 para solicitar o resgate do animal.
Vale ressaltar que somente animais feridos serão resgatados, animais que estão saudáveis, mesmo que fora de seu habitat, devem ser deixados soltos para que possam retornar sozinhos para sua morada.
Os animais que forem encaminhados para Zoonoses receberão os primeiros cuidados no local e, posteriormente, levados para o Núcleo da Floresta onde serão tratados e readaptados à nova soltura.

Saruês
Nesta época do ano é comum avistar saruês, animal de hábito noturno, curioso e similar a um gambá, que passeiam em muros, pomares e quintais a procura de parceiros. Vale destacar que os saruês não causam riscos, pelo contrário, se alimentam de baratas, escorpiões e ainda contribuem com a dispersão de sementes, importante para fauna local.
Com frequência eles acabam sendo feridos por animais domésticos ou ainda confundidos com ratos, acabando por serem mortos, o que constitui em crime ambiental.
Para evitar a presença dos saruês nas casas é importante manter as lixeiras fechadas e não deixar a ração exposta durante a noite, diminuindo consideravelmente a chance de aparecimento desses animais, assim como de acidentes que os deixem feridos.