24/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura comemora aniversário do projeto “Quero Vida”

Prefeitura comemora aniversário do projeto “Quero Vida”

Uma solenidade, na tarde da última sexta-feira (20/09), marcou o terceiro aniversário do “Quero Vida”, que funciona na região do Pirapitingui. Esse equipamento social proporciona acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, de baixa renda, cujas famílias não têm condições de lhes prover cuidados e atenção durante o dia ou parte dele. O projeto garante ainda a atuação de uma equipe muldisciplinar junto aos idosos.

Entre as autoridades presentes estavam o chefe de Gabinete Dito Roque, que representou o prefeito Antonio Tuíze; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes; a deputada estadual Rita Passos; o presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro; a secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida; e o ex-prefeito Herculano Passos.

O chefe de Gabinete justificou a ausência do prefeito Antonio Tuíze que, naquela data, estava em Brasília em busca de mais recursos e projetos para a cidade de Itu. A primeira-dama e presidente do Funssol destacou a efetiva participação do ex-prefeito Herculano Passos e da deputada estadual Rita Passos na implantação do “Quero Vida”. Comentou ainda sobre o carinho que o prefeito Antonio Tuíze tem para com a chamada Melhor Idade e tudo o que ele tem feito para aprimorar cada vez mais o atendimento a essa parcela da população.

A deputada estadual Rita Passos recordou como foi a implantação do Centro de Convivência Dia para Idosos, embrião do “Quero Vida”, e falou sobre a oportunidade que teve frente à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social de implantar esse projeto em outros municípios paulistas.

Durante a solenidade, houve apresentações artísticas dos idosos que frequentam o projeto. Também foi prestada homenagem a Sebastião Silva Andrade, falecido em março deste ano. Trazido a Itu pelo irmão Oscar, após ter ficado 30 anos sem contato com a família, Sebastião começou a frequentar o “Quero Vida”.

Oscar estava presente na festa de aniversário do “Quero Vida” e comentou sobre o período em que seu irmão frequentou o local. “O projeto é excelente. A gente sabe que eles são muito bem tratados, têm toda a atenção, pois aos sábados e domingos ele não cansava de perguntar quando voltaria ao projeto; não via a hora de voltar, não via a hora de chegar segunda-feira”, enfatizou Oscar.

Como parte da homenagem foi apresentado vídeo que evidenciou a alegria e participação de Sebastião nas festas do “Quero Vida” com sua gaita, tocando e dançando com os amigos de projeto. Após as apresentações e homenagens, houve confraternização com direito a bolo de aniversário.

Texto e fotos: Edvaldo Plazza/Prefeitura de Itu