23/03/2024
HomePlanejamentoPrefeitura apresenta processo inovador de abertura de empresas

Prefeitura apresenta processo inovador de abertura de empresas

O prefeito Guilherme Gazzola participou, na manhã desta terça-feira (17/01), no auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio (Secom), da apresentação de um processo inovador de abertura de empresas na cidade. O administrador da Secretaria Municipal de Planejamento, Marcone Mueller Goes, explanou sobre o novo procedimento, desenvolvido pela Prefeitura de Itu, que disponibiliza algumas ferramentas, entre elas, o Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa.

Esse modelo de abertura possibilita a empresas de baixo grau de risco (que demandam menos requisitos para liberação de funcionamento e localização) a emissão das licenças de forma integrada e totalmente virtual. A facilidade para o interessado é a integração virtual do sistema, em forma de questionário, declarações e orientações adequadas e objetivas.

Durante seu discurso, o prefeito Guilherme Gazzola ressaltou a necessidade de facilitar a vida dos empreendedores para que a cidade de Itu volte a ter o seu protagonismo na história. Também comentou sobre a importância de capacitar o funcionário público para que atenda bem e melhor.

Houve ainda entrega de certificados a servidores municipais que participaram do treinamento do Via Rápida Empresa (VRE). Esses servidores atuam nas Secretarias de Economia e Finanças, Planejamento e Obras e Serviços Viários, pastas que estão envolvidas no processo de abertura de empresas.

O vereador e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Luciano Alves Ribeiro; a secretária executiva de atendimento a Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), que administra o Via Rápida Empresa, Roseli Baptista Caraça Ferreira Assumpção; os secretários municipais de Economia e Finanças, Valfrido Miguel Carotti, Governo, Rodrigo Tomba, Obras e Serviços Viários, Eduardo Luiz Alves da Silva, Planejamento, Plínio Bernardi Junior; e representantes de escritórios de contabilidade também estiveram presentes ao evento.

04

03

Com a presença do prefeito, houve ainda entrega de certificados a servidores municipais que participaram do treinamento do Via Rápida Empresa (VRE).

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

Fotos: Beto Silvestre/Prefeitura de Itu