20/04/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura anuncia programação do Dia do Plantio de Árvores Nativas

Prefeitura anuncia programação do Dia do Plantio de Árvores Nativas

Dentro das comemorações do aniversário de 403 anos da cidade, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu promove durante a próxima semana uma mobilização cidadã para o plantio de mudas nativas em toda a cidade.

Na próxima quarta-feira (27/02), às 8h, no Jardim União (ao lado da Escola Rosa Maria), haverá o plantio de 500 mudas de árvores (entre nativas e frutíferas) e às 15h serão plantadas mais 1,5 mil mudas na Vila Lucinda.

A mobilização marca o Dia Estadual e Municipal de Plantio de Árvores Nativas, que foi instituído em Itu através de lei municipal criada pelo prefeito Herculano Passos Júnior e, no Estado de São Paulo, através de lei criada pela deputada Rita Passos.

Ainda dentro da programação de aniversário, a Secretaria de Meio Ambiente lança no dia 27, às 14h, o Projeto Plantar – Vida Verde, em parceria com o Hospital São Camilo. O projeto consiste em unir os benefícios ambientais ao sentido do nascimento, doando aos pais das crianças nascidas no Hospital São Camilo, mudas de árvores para serem plantadas, acompanhadas e cuidadas em paralelo ao crescimento do bebê.

Todos os interessados em participar desta mobilização devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone 4886-9608 ou pelo e-mail [email protected].

Ações para o dia 27 de fevereiro (quarta-feira):

8h – Plantio de 500 mudas de árvores no Jd. União (ao lado da Escola Rosa Maria);
14h – Lançamento do Projeto Plantar – Vida Verde no Hospital São Camilo;
15h – Plantio de 1,5 mil mudas de árvores na Vila Lucinda.

Bons motivos para plantar árvores:

Embelezam a paisagem, quintais, ruas e estradas;

Cada árvore libera em média 400 litros de água, amenizando o calor e nos oferecendo sombra;

As folhas acumulam a poeira, purificando o ar e ainda reduzem a poluição sonora;

As árvores absorvem o gás carbônico, diminuindo o efeito estufa e liberam oxigênio gratuitamente, um elemento vital para todos os seres vivos;

Servem de abrigo e alimento para aves e outros animais;

Lembre-se: 3/4 das florestas originais do Planeta Terra já foram cortadas.

DA
Foto: Arquivo/AI Prefeitura de Itu