Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomePlanejamentoPrefeitura anuncia isenção temporária de taxa para comerciantes do Mercado Municipal

Prefeitura anuncia isenção temporária de taxa para comerciantes do Mercado Municipal

O prefeito Guilherme Gazzola explicou que a isenção ocorre durante a restauração do Mercado Municipal

Os lojistas do Mercado Municipal foram informados pelo prefeito Guilherme Gazzola, na manhã desta quarta-feira (21/11), que durante o período de restauro do local estarão isentos da cobrança de taxa de permissão de uso. O anúncio foi feito durante vistoria às obras, oportunidade em que o prefeito esteve acompanhado pelos secretários municipais Vinícius Salton (Turismo, Lazer e Eventos) e Plínio Bernardi Júnior (Planejamento) e engenheiros da Prefeitura.

A Prefeitura também providenciou infraestrutura para alocar os comerciantes, a fim de evitar interrupção das atividades dos mesmos ao longo das obras. O espaço dispõe de 20 boxes instalados ao lado do prédio do mercado e com reforço da segurança pela Guarda Civil Municipal.

O restauro do Mercado Municipal está sendo realizado com recursos de aproximadamente R$ 4,5 milhões, obtidos pela Prefeitura junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dade) do Governo Estadual. O projeto conta com aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras de restauro ocorrem em conformidade com o grau de tombamento pelo Condephaat e contemplarão o Mercado Municipal com boxes revitalizados, sanitários adequados e ar condicionado central. Toda a fiação e rede de água e esgoto também serão substituídas; as portas que dão para a Rua Santa Cruz serão fechadas e as lojas até então voltadas para esse lado terão as respectivas frentes para a parte interna no Mercado Municipal.

A ideia, a partir da restauração, é tornar o mercado um espaço de boa gastronomia e produtores locais, que atenda às normas sanitárias e seja ainda uma nova opção para a população ituana e um atrativo turístico.