HomeCulturaPrefeito vistoria início das obras de restauro do Espaço Almeida Júnior

Prefeito vistoria início das obras de restauro do Espaço Almeida Júnior

Imagem mostra o Espaço Almeida Junior. A primeira etapa da obra de restauro está sendo realizada.

O espaço será totalmente restaurado e receberá uma extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo com parte do acervo inédito da instituição

Na última quarta-feira (10/05) o prefeito Guilherme Gazzola e a diretora de Obras e Posturas, Ana Paula Quinteiro Capelli, estiveram no Espaço Almeida Júnior para acompanhar o início das obras de restauro do local. Nesta primeira etapa foram realizadas a limpeza, desinfecção, descupinização, além da preparação e implantação do canteiro de obras. O espaço será restaurado com recursos de aproximadamente R$7,9 milhões, obtidos pela Prefeitura de Itu através do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo Estadual.

Durante a visita, Guilherme Gazzola ressaltou que este era o último prédio no centro histórico que faltava ser restaurado. “O Espaço Almeida Júnior está entre os patrimônios históricos mais importantes da cidade, sendo um marco na memória de muitos ituanos que por muito tempo utilizaram deste espaço para encontros culturais, a Biblioteca Pública Municipal ou até mesmo a Pinacoteca Almeida Júnior, composta de réplicas de obras do pintor ituano e diversas outras atividades”.

Ao longo da obra de restauro, que deve durar oito meses, serão executados serviços como restauro das portas e janelas de madeiras, com as ferragens e recolocação dos vidros, recuperação do forro de madeira, recuperação da taipa, pintura da alvenaria externa e interna, recuperação das escadas de madeiras e dos guarda corpos, recuperação do piso assoalho, instalação de elevador para acessibilidade, execução de banheiros masculino, feminino e PNE, novas instalações elétricas, incluindo dispositivo contra incêndio e novas instalações hidráulicas, reforma do telhado e da rede de águas pluviais.

“Este restauro tem uma importância muito grande para o patrimônio histórico arquitetônico do município. Este casarão foi construído no final do século XIX, em taipa Pombalina, Taipa de Mão, encamisamento de tijolos e ainda conta com a presença de um sítio arqueológico em seu jardim, sem contar que está localizado na rua mais antiga do Centro Histórico, bem próximo do local onde a ocupação urbana de Itu começou”, destacou Ana Paula.

A história do local conta que de 1874 até a década de 1970 o edifício abrigou o primeiro grupo escolar da cidade, Dr. Cesário Motta, sendo esta é uma das maiores recordações de muitos Ituanos. O edifício possui grande importância para o estado de São Paulo sendo, por isso, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).

Quando a obra de restauro finalizar, o casarão se tornará uma extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, contando com parte do acervo inédito da instituição. O Espaço Almeida Júnior sediará também dois museus municipais: MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal Synésio de Sampaio Góes) e o Museu de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo. Além de ser o último edifício histórico público a ser revitalizado, todos os demais já formam restaurados durante a atual gestão (revitalização do Centro Histórico, Mercado Municipal, escola municipal Convenção de Itu e o antigo velório, que hoje abriga o Centro Ituano de Letras e Artes – Cila).

O Espaço Almeida Junior é um dos espaços públicos da Prefeitura de Itu, confira no o link todos os espaços: https://itu.sp.gov.br/cultura/espacos-publicos/