15/04/2024
HomeEducaçãoPrefeito Tuíze participa de reunião do Conselho de Restauro da escola Convenção de Itu

O prefeito Antonio Tuíze participou, na manhã da última quarta-feira (28/04), da reunião do Conselho de Restauro do Prédio da Escola Convenção de Itu. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e contou com as presenças do vereador Olavo Volpato, da secretária de Educação, Marilda Cortijo, além de empresários da cidade e representantes da sociedade civil ituana.

Este foi o terceiro encontro do chefe do Executivo, com membros da iniciativa privada de Itu (27/03 e 08/04), visando angariar recursos financeiros e materiais, para dar início às obras de restauro do prédio da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Convenção de Itu. A próxima reunião está marcada para o dia 13 de maio.

Datado de 1927, o prédio da escola (antigo Grupo Escolar), foi muito deteriorado ao longo de quase 90 décadas, e é um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), por isso, o restauro na edificação deve ser realizado buscando devolvê-lo o mais próximo possível às condições e aspectos originais, com o intuito de conservar e manter a integridade física da edificação restaurada, bem como de todo o seu valor histórico e cultural. Desde 2010, a EMEF Convenção de Itu está instalada, provisoriamente, num prédio localizado na Rua Sorocaba, nº 119, Centro.

Texto e foto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(30/04/15)