21/03/2024
HomeObrasPrefeito recepciona novos participantes do programa “Adote uma Praça”

Prefeito recepciona novos participantes do programa “Adote uma Praça”

Mais uma turma de participantes do programa “Adote uma Praça” foi recepciona no gabinete do prefeito Guilherme Gazzola, em encontro realizado no último dia 17. O Programa “Adote uma Praça”, criado pela Prefeitura de Itu, conta com a participação espontânea de pessoas físicas ou jurídicas, interessadas em preservar áreas públicas.
Os novos parceiros assumiram o compromisso de revitalizar logradouros públicos em lugares distintos do município, como praças e canteiros de avenidas.  A parceria entre a sociedade civil e o poder público, de acordo com a lei já em vigor, abrange áreas verdes, áreas de ginástica e lazer, parquinhos infantis, jardins, praças, rotatórias, canteiros centrais, academias populares, parques naturais e pontos turísticos.
A inscrição no programa pode ser feita no site da Prefeitura ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Obras. Mais informações (documentação, exigências, obrigações e suporte) são obtidas pelo telefone (11) 4886-9609. Todas as propostas serão analisadas pela Prefeitura em 30 dias úteis após a data de protocolo inicial.
As atividades dos participantes do Programa “Adote uma Praça”, no caso de pessoas jurídicas, serão compensadas com o seu direito de colocar publicidade na área do logradouro a que se refere o respectivo Contrato de Parceria. A publicidade implantada no local é exclusiva para os participantes do “Adote uma Praça” programa, não podendo este beneficiar terceiros que não estejam inclusos no respectivo programa.
Os munícipes ou empresas parceiras ficam responsáveis pela execução de serviços de conservação e manutenção dos locais escolhidos, devendo executar serviços de limpeza, controle de ervas daninhas, adubação, irrigação, recuperação da vegetação existente, poda, recuperação do paisagismo, entre outras. O programa prevê até a possibilidade dos interessados sugerirem a criação de novas praças.
No caso de pessoas físicas, é necessária a participação mínima de cinco colaboradores por local escolhido. Pessoas jurídicas podem adotar sozinhas um logradouro. Interessados em participar devem apresentar por escrito um requerimento na Prefeitura (acompanhado de plantas e croqui), declarando o local a ser adotado e quais melhorias pretendem realizar no referido logradouro.