Widget Image
Secretarias
15/04/2024
HomeSaúdePopulação em geral pode se vacinar contra influenza a partir desta segunda-feira

População em geral pode se vacinar contra influenza a partir desta segunda-feira

A partir de segunda-feira (03/06) até o dia 14 de junho, seguindo determinação do Ministério da Saúde, a população em geral poderá se vacinar contra a influenza (gripe). Em Itu, a imunização ocorre de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das salas de vacinas das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A vacinação contra a influenza contribui para a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza. Os sinais e sintomas da doença são variáveis, desde a infecção sem sintomas até formas graves. A manifestação mais comum da síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.
De acordo com Nota Informativa do Ministério da Saúde, não haverá envio de novas doses dessa vacina, sendo realizada a partir do dia 3 com as doses ainda disponíveis em cada município brasileiro.