08/04/2024
HomeGestões AnterioresPM e GCM iniciam operação conjunta para aumentar segurança no Centro Histórico

PM e GCM iniciam operação conjunta para aumentar segurança no Centro Histórico

Ações discutidas em reunião com autoridades locais serão realizadas de sexta a domingo

A partir desta sexta-feira (27/02), a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, realiza, em parceria com o 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior (50º BPM/I), ações operacionais durante os próximos finais de semana, no Centro Histórico de Itu, visando aumentar a segurança no local.

A operação foi definida durante reunião ocorrida na última terça-feira (24/02), na sede do 50° BPM/I, que reuniu o major PM Abe, o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Cel. Marco Antonio Augusto e o vereador Josimar Ribeiro, além de outros representantes da PM, da Prefeitura de Itu e do Conselho Tutelar.

No encontro foram discutidas demandas apresentadas por moradores e comerciantes do Centro Histórico, principalmente da Rua Barão do Itaim, local de maior aglomeração de pessoas nos fins de semana. Entre as principais reclamações estão casos de utilização de som acima do volume permitido, uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes, pichações e danos ao patrimônio.

Na reunião, ficou definida a participação da Prefeitura em várias frentes incluindo o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), fiscalização de tributos, de postura, de ambulantes e vigilância sanitária. O Conselho Tutelar prestará apoio presencial para as orientações quanto ao relacionamento com os menores de idade que possam estar cometendo atos infracionais.

Durante a operação, os menores apreendidos serão encaminhados até o Distrito Policial e só serão liberados com a presença dos responsáveis. A Polícia Militar pede a colaboração dos pais ou responsáveis no sentido de orientar os menores sobre as consequências de suas ações. Também será acionada a Polícia Civil e comunicado o Ministério Público.

Texto: Decom

(26/02/2015)