Widget Image
Secretarias
19/09/2019
HomeGestões AnterioresPetrans realiza últimas formaturas do Ensino Fundamental

Petrans realiza últimas formaturas do Ensino Fundamental

O vice-prefeito, Neto Beluci, prestigiou nesta segunda-feira (30/11), o encerramento das formaturas do segundo semestre do Petrans (Programa de Educação no Trânsito), nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Pela manhã, o vice-prefeito esteve na Emef “Convenção de Itu”, onde foram formados 54 alunos. Já na parte da tarde, Neto Beluci participou da formatura dos 51 alunos, da cessão de salas da escola “Profº. João A. M. Navarro”, localizada no Parque Residencial Potiguara”.

Ambas as cerimônias contaram com as presenças do coordenador do Petrans, GCM Bellão, acompanhado dos instrutores do programa, diretoras, professores e funcionários das escolas. Desde sua implantação na Rede Municipal de Ensino, o Petrans já formou aproximadamente 22 mil crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas. O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos. Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

Texto e fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu