HomeSegurançaPetrans forma mais de 1500 crianças no primeiro semestre

Petrans forma mais de 1500 crianças no primeiro semestre

O Programa Educacional de Trânsito da Prefeitura de Itu ensina as crianças sobre segurança e respeito entre motoristas e pedestres

Mais de 1500 crianças se formaram pelo Petrans (Programa Educacional de Trânsito) da Prefeitura de Itu no primeiro semestre deste ano.  Realizado em conjunto pelas secretarias municipais de Educação e Segurança, o Petrans atende alunos do Ensino Infantil e Fundamental, passando orientações sobre segurança e respeito entre motoristas e pedestres.

As formaturas ocorreram na primeira quinzena de junho, contando com as presenças dos estudantes, familiares, instrutores e autoridades. O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Hércules Ferrari Domingues da Silva, destaca a importância do programa “na prevenção de acidentes e na formação de uma nova geração de condutores mais conscientes”. “O Petrans é mais uma das ações da Prefeitura que está em sintonia com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, orientando e educando para salvar vidas”, comentou.

Os alunos têm aulas semanais, ministradas diretamente nas escolas, proporcionado o aprendizados de temas como: atravessar a rua com segurança; o que é ser pedestre; quais brincadeiras de rua são perigosas; regras para ciclistas; sinalização de trânsito; a importância do uso do cinto de segurança; entre outros. Além do reflexo na instrução das crianças, o Petrans reflete na conscientização dos adultos, uma vez que os alunos são incentivados a repassarem o conteúdo aos seus pais e responsáveis.