HomeCulturaPesquisa detalha hábitos culturais dos paulistas

Pesquisa detalha hábitos culturais dos paulistas

Como parte das comemorações dos 405 anos da cidade a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza na próxima quarta-feira (11/02), a partir das 18h, no auditório do Sincomércio, a apresentação da pesquisa “Cultura em SP: Hábitos Culturais dos Paulistas”, idealizada por João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, e realizada com patrocínio da CCR ViaOeste, Grupo CCR, Sabesp e Oi, obtidos pelas Leis Rouanet e Proac, apoio cultural do Sesc-SP, do Oi Futuro e da Secretaria de Estado da Cultura.

A pesquisa buscou detalhar o que fazem os paulistas nas horas livres, percorrendo Sorocaba e outras  20 cidades do estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes, incluindo as dez mais populosas, entrevistando cerca de oito mil moradores, com 12 anos ou mais, em busca de informações sobre seus hábitos culturais.

Cada um dos entrevistados respondeu a mais de 80 perguntas. A pesquisa foi levada a campo pelo Instituto Datafolha, entre abril e maio de 2014 e traz dados inéditos sobre o comportamento e os interesses culturais dos paulistas. As entrevistas foram feitas com base nos critérios de representatividade do IBGE.

“As cidades visitadas reúnem 50% da população do estado. Isso significa que a amostra é bastante representativa. Além dos recortes tradicionais por gênero, idade, renda e escolaridade, o estudo também permite leitura por religião e cor da pele”, afirma João Leiva.

Na região de Sorocaba, a pesquisa identificou o deslocamento dos moradores de Sorocaba motivados pela cultura: 58% deixaram a cidade ao menos uma vez para participar de atividades culturais e 26% afirmaram ter feito isso no último ano. Os destinos mais citados foram a capital paulista (22%), Votorantim (15%) e Itu (7%). Os principais motivos citados foram as festas populares (33%), shows musicais (27%) e as visitas a museus (22%) e exposições (20%).

A pesquisa também classificou o grau de conhecimento e frequência de mais de 200 espaços culturais nas cidades paulistas. Na capital, chamou a atenção o fato de os parques e praças (20%) serem os espaços mais lembrados, seguidos por museus (11%), centros culturais (9%) e shoppings (8%).

Leiva ainda ressalta que um dos principais objetivos da pesquisa é gerar informações que possam ajudar agentes culturais públicos e privados no desenvolvimento de seu trabalho.

Os dados deram origem a três diferentes produtos: seminário, livro e um site, com conteúdo 100% gratuito pode ser consultado por gestores públicos, privados e produtores culturais (www.jleiva.com.br/pesquisa_sp).

O auditório do Sincomércio fica na Rua Maestro José Victório, 137, Centro, a entrada é gratuita.

Na capital, a pesquisa identificou que os parques e praças (20%) são os espaços mais lembrados

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

Texto: Decom (05/02/15)