Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeGestões AnterioresPersonalidades locais recebem homenagem com denominação de vias públicas

Personalidades locais recebem homenagem com denominação de vias públicas

O prefeito Antonio Tuíze esteve presente em três homenagens póstumas prestadas a ituanos que muito fizeram pelo desenvolvimento da cidade, quando os mesmos tiveram seus nomes oficializados em avenidas e ruas da cidade.

Em comum nas três cerimônias, o grande número de familiares e amigos dos homenageados e muita emoção e honra pela homenagem.

Avenida Ciro Palenga

A primeira homenagem, no sábado (19) pela manhã, marcou a nomeação de grande avenida ligando a rotatória das portarias dos condomínios Campos de Santo Antônio (I e II) até a rotatória junto à Rodovia Itu – Jundiaí (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto SP 300), recebendo o nome do empresário Siro Palenga.

Dentre outras pessoas presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Josimar Ribeiro, os vereadores Olavo Volpato, Reginaldo de Souza,representante do vereador Givanildo Soares (autor do Projeto de lei que dispõe sobre esta denominação) e muitos familiares do homenageado, dentre os quais Luígia Róssio Palenga (esposa), os filhos Guido Palenga e Roberto Palenga, além de netos e muitos amigos.

O filho Guido Palenga, disse da satisfação dos familiares em receber a homenagem, justamente com o nome de seu saudoso pai ficando para sempre gravado em local onde o mesmo adquiriu em 1973 a fazenda Santo Antônio, dando início ao condomínio de mesmo nome, “Cidade que ele tanto amava”.

O Presidente da Câmara, Josimar Ribeiro, lembrou que o homenageado gostava de participar e ajudar a comunidade, como por exemplo, quando a seu pedido doou grande estrutura para área junto a antiga sede da Administração Regional do Pirapitingui.

O Prefeito Tuíze lembrou toda a história de desenvolvimento de Ciro Palenga, com a fundação da empresa Alufer, o próprio Campos de Santo Antônio; lembrando que o mesmo recebera o título de Cidadão Ituano em 1994. “ Hoje é um momento para mim de muita honra, em poder estar aqui participando desta homenagem mais que justa, por tudo que Ciro Palenga fez, e seus familiares ainda continuam fazendo pelo desenvolvimento e grandiosidade de nossa cidade”; lembrou também o prefeito, que hoje a Alufer extrapola e muito os limites da região, sendo por exemplo, dentre outros grandes investimentos, participante da construção do estádio “Itaquerão”, que sediará ano que vem a abertura da copa.

Por fim, houve entrega à família de cópia da Lei que denomina a Avenida Siro Palenga e o descerramento da placa nominativa junto a avenida.

Rua Laerte Pereira (Jardim Paulista)

Na manhã do domingo (21) o prefeito Tuíze esteve no bairro jardim Paulista, onde aconteceu a denominação da Rua Laerte Pereira, em homenagem ao ituano empreendedor e um dos pioneiros na área de reciclagem de materiais na cidade.

Também presentes, dentre outras personalidades, o Vice-prefeito Neto Beluci, o Presidente da Câmara Municipal, Josimar Ribeiro, o vereador Olavo Volpato, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Salto e amigo da família do homenageado, Eliano Apolinário de Paula, o chefe de gabinete do prefeito, Dito Roque, a esposa do homenageado Rosa de Fátima Mesquita Pereira, o filho André Vinícius Pereira, a mãe do homenageado, além de muitos outros familiares e inúmeros amigos.

O Chefe de Gabinete, Dito Roque, leu toda a história de vida e empreendimento de Laerte Pereira, e sua facilidade em fazer e manter amigos. Lembrou, dentre outros empreendimentos a efetivação da empresa Rosário Pereira.

O filho do homenageado lembrou emocionado da dedicação de seu pai e de seu relacionamento com todos, sempre buscando ajudar os mais próximos. Lembrou também do aprendizado que teve com seu pai, e que por isso hoje está a frente dos negócios iniciados por ele.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Salto, Eliano Apolinário, fez questão de citar o grande caráter e fraternidade que tinha Laerte Pereira, e cumprimentou o prefeito Tuíze e o Poder Legislativo ituano pela lembrança desta homenagem.

A seguir o prefeito Tuíze disse da importância dada pela administração á cerimonia de denominação de logradouros públicos, de modo a marcar para sempre o nome de pessoas que muito fizeram em vida pela cidade.

Tuíze também falou de sua alegria em ver uma família muito unida, emocionada na homenagem a Laerte Pereira, e também do comparecimento de muitos amigos e conhecidos do mesmo.

O evento terminou com a entrega de cópia do projeto de Lei nominativo aos familiares e o descerramento da placa da Rua Laerte Pereira.

Rua Paulo Honda (Loteamento Santa Rosa)

Também na manhã deste domingo (21), o prefeito Tuíze participou da cerimônia de descerramento das placas de denominação em homenagem a Paulo Honda.

Presentes também, dentre muitos parentes e amigos do homenageado, o Vice-prefeito Neto Beluci, o Presidente da Câmara de Vereadores, Josimar Ribeiro, o vereador Olavo Volpato, o secretário municipal de Habitação Popular e autor do projeto denominativo, Luiz Costa e a esposa de Paulo Honda, Senhora Norma Honda.

Foi lembrado na cerimônia a dedicação e carinho à cidade do casal Honda, desde sua chegada em 1995, lembrando que o homenageado foi bancário (Bancos Noroeste e Banco do Estado de São Paulo), e que após sua aposentadoria passou a exercer a terapia Holística até seu falecimento, em 2008. Foi membro do Sindicato Nacional de Terapeutas e da Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura da América do Sul.

A esposa, bastante emocionada, disse de seu orgulho e alegria em ver o nome de Paulo Honda em um logradouro em Itu, terra que ele tanto amava. Agradeceu a homenagem e o comparecimento de grande número de “Doutores”, como seu esposo chamava a seus clientes, pela importância que dava aos mesmos.

“O Paulo como sua maior herança, deixou muitos amigos, e agradeço emocionada a lembrança pelos vereadores e pelo prefeito Tuíze”, completou.

Com um quadro do homenageado, o vereador Olavo Volpatolembrou da atenção dada por Paulo Honda quando passou por problemas de saúde, e do carinho do casal pela cidade de Itu.

Antes da entrega de cópia do projeto de denominação da Rua Paulo Honda e do descerramento da placa nominativa, o prefeito Tuíze destacou a capacidade do homenageado e sua esposa em fazer amigos, agradeceu a oportunidade e honra de poder, como prefeito, participar da justa homenagem.

Texto e fotos: Edvaldo Plazza/Prefeitura de Itu