HomeNotíciasPedra fundamental da empresa Monin foi lançada em Itu

Pedra fundamental da empresa Monin foi lançada em Itu

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto a autoridades prestigiando o lançamento da pedra fundamental da nova empresa que vai se instalar em Itu, Monin.

A cidade foi escolhida para receber a primeira unidade de produção e administração das atividades da Monin na América Latina

O lançamento da pedra fundamental da primeira unidade de produção e administração das atividades da Monin na América do Sul ocorreu nesta terça-feira (30/05), em Itu. A solenidade contou com a presença de Olivier Monin, neto do fundador da empresa, o francês Georges Monin, e do diretor geral da Monin Brasil, Alexandre Boyer.

A indústria de produção de bebidas não alcoólicas (xaropes saborizados e purê de frutas) adquiriu na Rodovia SP 300 (Itu-Porto Feliz), na cidade de Itu, terreno de 132 mil metros quadrados, onde serão implantados 32 mil metros quadrados de edificações industriais, administrativas e socioeducativas.

“A instalação da Monin em Itu muito nos orgulha, porque representa a reindustrialização limpa no Estado de São Paulo. Temos trabalhado de forma incansável para tornar a nossa cidade cada vez melhor em todos os aspectos, e a vinda de mais uma empresa para Itu revela que todo esse esforço da administração tem sido positivo”, afirmou Guilherme Gazzola.

Além de Guilherme Gazzola, prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Normino José de Oliveira – Normino da Rádio, os secretários municipais Veronica Sabatino (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Eduardo Luiz Alves da Silva (Obras), José Roberto Fernandes Barreira (Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos), e Olavo Volpato (Emprego), o secretário adjunto de Emprego, Iwan Szewczuk, vereadores e diretores municipais.

O início das obras da planta da Monin em Itu está previsto para junho de 2023 e as operações da unidade devem iniciar em outubro de 2024. De acordo com os representantes da empresa, serão gerados 200 empregos diretos e cerca de 300 indiretos de operação industrial numa primeira etapa, além de 450 a 500 empregos diretos de obras das edificações industriais e administrativas.

Em reunião com o prefeito Guilherme Gazzola, no último mês de abril, da qual também participou o secretário municipal de Obras e Serviços Viários, Eduardo Luiz Alves da Silva, o diretor geral da Monin Brasil, Alexandre Boyer, e o diretor do projeto, Claudio M. Falcão, agradeceram o apoio da Prefeitura de Itu.

“A escolha da Estância Turística de Itu para implantação da 1ª unidade de produção e administração das atividades da Monin na América do Sul está associada a excelente infraestrutura da região, os acessos rodoviários, a proximidade com a capital e principal centro financeiro, além de aeroportos e portos, recursos naturais, importantes fornecedores de matérias primas e os principais mercados consumidores do país. Uma cidade acolhedora em todos os sentidos”, ressaltou Falcão.

E acrescentou que, desde a confirmação da escolha ao longo de todo o processo de análise do projeto, “a equipe de técnicos e executivos da Monin têm sido muito bem assistida pela administração municipal, em particular pelas equipes das secretarias de Planejamento, Obras e Meio Ambiente”.

A Monin foi fundada em 1912, em Bourges, na França, por Georges Monin. Atualmente, a Monin está presente em mais de 155 países, conta com sete fábricas espalhadas pelo mundo e indo para a oitava unidade no Brasil. Além de escritórios comerciais e studios onde são desenvolvidas receitas e aplicações para os clientes.