25/03/2024
HomeTurismoPassaporte Experimente Itu completa um mês com seis mil exemplares entregues

Passaporte Experimente Itu completa um mês com seis mil exemplares entregues

Na última quinta-feira (21/10), o Passaporte Turístico Experimente Itu completou um mês de seu lançamento, incentivando turistas e ituanos a conhecerem e aproveitarem melhor alguns dos pontos turísticos da cidade.

Somente neste primeiro mês de circulação, aproximadamente seis mil exemplares foram entregues nos diversos locais de distribuição como pontos turísticos, hotéis e comércios, além do trailer de informações turísticas da Protur (Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional) e da sede da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos.

Quem passa pelo trailer de informações têm recebido com interesse. “Os turistas tem gostado bastante do Passaporte, pois além de ser um roteiro de curto período, fica também com uma lembrança da cidade. Quem mais se diverte são as crianças para ganharem o carimbo”, comenta Camila Melo, guia de turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos que também destaca que muitas pessoas chegam na Praça da Matriz para carimbar o Passaporte já retirado em outros pontos, e que, para as pessoas para quem apresenta esse passeio, aceitam a sugestão e levam o Passaporte.

Também nestes primeiros 30 dias, 20 parceiros foram conquistados. Alguns comércios como lanchonetes, lojas de lembranças, doçarias, restaurantes entre outros passaram a oferecer descontos para quem apresentar o passaporte com pelo menos um carimbo. Empresários não diretamente ligados ao turismo também estão oferecendo vantagens para os que apresentarem o Passaporte, como uma academia que oferece isenção de matrícula para moradores e uma ótica. “O passaporte tem sido um sucesso e está aberto a outros parceiros e empresários que queiram agregar descontos ou experiências para os visitantes, basta procurar a Secretaria de Turismo que tentaremos alinhas as ideias”, comentou César Calixto, secretário de Turismo, Lazer e Eventos.

O Passaporte Experimente Itu é parte da retomada da economia da cidade, que está incentivando o turismo e a volta aos eventos de forma responsável e segura. A cidade é uma das que receberam o selo Safe Travels, criado pela ONG inglesa WTTC (World Travel & Tourism Council) para reconhecer destinos promotores de boas práticas para prevenção do coronavírus, seguindo as recomendações da organização Mundial da Saúde.

O Passaporte Experimente Itu é um livreto com cinco pontos turísticos, a Praça Padre Miguel (Matriz), Praça dos Exageros, Mercado Municipal, Parque Geológico do Varvito e Trem Republicano, que já oferece desconto para cada portador do mesmo. Em cada um desses pontos o visitante recebe um carimbo em seu passaporte, sem exigência obrigatória de sequência para o trajeto ou de término de visitação em todos os pontos em um único dia, incentivando assim, o retorno do turista para a cidade.

Os turistas que vão até o trailer de informações, caso aceitem, também participam de uma pesquisa de demanda turística, o que colabora na tabulação de dados para a melhoria no atendimento quanto ao receptivo, seja em infraestrutura ou acolhimento.

O trailer de informações turísticas está localizado na Praça Padre Miguel (Matriz) e funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Já a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, está na Rua Paula Souza, 565, Centro e está aberta todos os dias da semana, das 8h às 17h.