26/03/2024
HomeGestões AnterioresParques Ecológicos são entregues à população nesta sexta-feira

Parques Ecológicos são entregues à população nesta sexta-feira

A Prefeitura de Itu entregou nesta sexta-feira (20/03) dois parques ecológicos na cidade: o Taboão, localizado no Bairro Itu Novo Centro, e o Chico Mendes, localizado no Bairro Cidade Nova.

Participaram das cerimônias o prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zélia Vaccari Gomes, o deputado federal Herculano Passos, representantes da Câmara de Vereadores de Itu, os secretários das pastas envolvidas, Patrícia Otero, de Meio Ambiente e coronel Marco Antonio Augusto, de Segurança, Trânsito e Transportes, além de demais secretários municipais.

O Parque Ecológico Taboão possui 41 mil m² metros e conta com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, estação para ginástica, pista de caminhada e playground.

O local abrigará a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os Departamentos de Fiscalização Ambiental e de Educação Ambiental, um viveiro e um Centro de Referência em Sustentabilidade, que está ligado ao Departamento de Educação Ambiental e realizará capacitações, palestras, cursos, oficinas e reuniões na área ambiental.

O prefeito Antonio Tuíze lembrou que nos últimos dois anos, cerca de cinco mil novas mudas de árvores nativas foram plantadas nas áreas dos dois parques. O Córrego Taboão já foi completamente canalizado e recebeu o plantio de árvores junto às suas margens. Com isso, o parque ecológico está pronto para ser utilizado, inclusive para caminhadas à noite, pois o local é iluminado.

O Taboão ainda abriga a sede do Canil da Guarda Civil Municipal, inaugurada nesta sexta-feira, logo após a entrega do parque. A sede conta com garagem para duas viaturas, recepção, depósito, almoxarifado, sala para veterinário, banheiros, 10 baias e área aberta e coberta para treinamento dos cães.

O Canil Municipal de Itu é de responsabilidade da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal). Possui sete cães e cinco GCMs que realizaram curso na Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de Aramar (Marinha do Brasil).

Chico Mendes

O Parque Ecológico Chico Mendes, no Bairro Cidade Nova, tem área de 242 mil m² e será entregue em duas etapas: a primeira, finalizada nesta sexta-feira, inclui pista de caminhada, quadras esportivas, área para ginástica, sede administrativa, trilhas, playground, áreas de lazer, jogos ecológicos e descanso;  a segunda etapa contará com uma pista de skate.

Os parques têm investimento do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), da Secretaria de Turismo do Estado. Em evento a ser agendado, autoridades estaduais deverão estar presentes à cerimonia oficial de inauguração dos parques ecológicos.

Também participaram dos eventos o delegado titular de Itu, Nicolau Yusif Santarem, a delegada assistente, Jaci Cristina Scalet, representantes da Marinha do Brasil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das GCMs de Capela do Alto, Indaiatuba, Salto e Sorocaba.

Serviço:

Parque Ecológico Taboão e sede do Canil da Guarda Civil Municipal