HomeMeio AmbienteParque Ecológico Taboão economiza com água de reuso

Parque Ecológico Taboão economiza com água de reuso

Para garantir a economia de água, o Parque Ecológico Taboão é um exemplo de uso consciente desse bem tão precioso. No local, uma caixa d’água de cinco mil litros capta a água da chuva dos telhados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e armazena para utiliza-la nas atividades do viveiro municipal, como rega de mudas e limpeza.

De janeiro de 2020 a maio de 2021, foram captados 71.630 litros de água de chuva, uma média de 4,2 mil litros por mês.

Essa água é captada do telhado por meio de calhas que desaguam em uma caixa d’água e, o excedente sai por um ladrão. Para que sujeiras que vêm do telhado não contaminem o que está reservado, uma redinha na saída do cano que entra na caixa impede que elas passem.

Qualquer pessoa que seja adepta da ideia pode executá-la. Caso não haja muito espaço, pode-se utilizar até mesmo um tambor, sempre lembrando que é primordial manter o recipiente muito bem fechado para evitar a propagação do Aedes Aegypti. Essa água pode ser utilizada para molhar as plantas, jardins, lavar garagem, quintal e calçadas entre outras atividades que não necessitem de água potável e possam ser realizadas com água de reuso.

Os Parques Municipais Chico Mendes (Cidade Nova) e Almeida Junior (Jardim Paraíso), o Centro Ambiental “Miguel Lorente Villa” (Presidente Médici), além do Paço Municipal também contam com água de reuso para algumas atividades locais.

Caso algum munícipe queira orientações quanto a realização da captação de água de chuva, pode procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizada na Avenida Itu 400 Anos, 77, Itu Novo Centro. O telefone é o 4025-1412.