21/03/2024
HomeMeio AmbienteParceria público-privada proporciona plantio de 1300 mudas de árvores em Itu

Parceria público-privada proporciona plantio de 1300 mudas de árvores em Itu

Autoridades municipais participam de ação realizada com o apoio da empresa Guarany na Fazenda São Carlos

Cerca de 1300 mudas de árvores nativas serão plantadas em Itu através de parceria entre os projetos “Adote uma Nascente”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do “Salvando Nascentes”, idealizado pela empresa Guarany. No último sábado (29), o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, e a secretária municipal as pasta, Veronica Sabatino estiveram na área de nascente da Fazenda São Carlos juntamente de seu proprietário, José Luiz Gandini, da proprietária do Sítio Muralha, Angela Thomaz Victor, da presidente da Guarany, Alida Maria Fleury Bellandi, representantes da empresa e familiares dos envolvidos na ação.
Na oportunidade, o prefeito Guilherme Gazzola destacou a importância deste projeto para preservar as nascentes da cidade dada às consequências ambientais enfrentadas nos últimos anos, como a crise hídrica que assola a região. “É muito gratificante poder participar de um momento de união do poder público, iniciativa privada e sociedade civil a favor do futuro de toda sociedade”, pontuou.
A presidente da Guarany, Alida Bellandi, elogiou o comprometimento da gestão em relação a temas sustentáveis, enfatizando que estes projetos tornam a cidade um verdadeiro cluster em bioeconomia.
Apesar o tempo chuvoso, José Luiz Gandini – proprietário do terreno – fez questão de dar início ao plantio das mudas e enfatizar a contribuição de atos como este para a cidade. “Se cada um fizer a sua parte aderindo projetos sérios que realmente beneficiam o meio ambiente estaremos proporcionando melhores condições para o amanhã”, finalizou.
O projeto “Adote uma Nascente” é realizado em Itu desde 2017 por meio de parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada a partir do reflorestamento das Áreas de Proteção Permanentes (APPs) em nascentes. O objetivo é contribuir de forma direta com o aumento destes espaços.