20/04/2024
HomeGestões AnterioresParceria entre Estado e Prefeitura trará mais 20 caminhões-pipa para Itu

Parceria entre Estado e Prefeitura trará mais 20 caminhões-pipa para Itu

Além disso, a Defesa Civil do Estado propõe a captação por irrigação de 140 litros por segundo do ribeirão Mombaça

Uma parceria entre o Estado e a Prefeitura garantirá mais 20 caminhões-tanque para o reforço no abastecimento de água em Itu, trazendo 600 mil litros diários para atender a população. A notícia foi dada nesta quinta-feira (23/10) em reunião entre o prefeito Antonio Tuíze e o secretário da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira. Também participaram do encontro o vice-prefeito Neto Beluci; o superintendente da AR-Itu Maurício Dantas; o porta-voz do Comitê de Gestão da Água Marco Antônio Augusto; além de outros representantes da Defesa Civil e da concessionária Águas de Itu.

Os veículos cedidos pelo Estado estão previstos para chegarem na próxima semana e atuarão em conjunto com a frota de aproximadamente 40 caminhões-pipa já disponibilizados pela concessionária Águas de Itu, por determinação da Prefeitura.

Ao todo, o volume de reforço com caminhões-pipa, considerando os da concessionária e os oferecidos pelo Estado, passa dos 1,2 milhão de litros por dia. Esses veículos têm por objetivo abastecer caixas d´água de residências não atingidas pela pressurização da rede durante o regime de racionamento, além de fornecerem água para escolas, creches, unidades de saúde e outros prédios públicos. O comboio também é voltado para atendimento prioritário de idosos e acamadas cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde.

Ajuda do Estado

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, há mais de um mês mantém contato com o governador Geraldo Alckmin, que designou a Defesa Civil do Estado para acompanhar a situação de Itu. Esse acompanhamento resultou na criação do Comitê de Gestão de Água na cidade, que delibera medidas para enfrentar a crise hídrica e recebe orientações diárias do órgão estadual. Este monitoramento é que embasa a possível decretação dos estados de emergência ou calamidade na cidade.

Como resultado das ações do Comitê (que reúne Prefeitura, Agência Reguladora e Águas de Itu) a injeção de 3 milhões de litros diários na rede, dobrou para 6 milhões em menos de um mês. Há aquisição de água de outras cidades e o uso de poços e represas particulares, requisitadas através de decreto do prefeito. O Comitê também realizou mapeamento das áreas mais críticas, que é usado para o cronograma dos caminhões-pipa.

Alternativa

A Defesa Civil do Estado indicou a possibilidade de captação por irrigação no ribeirão Mombaça, possibilitando vazão de 140 litros por segundo para a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, que abastece a região mais afetada pela falta d´água. Esse volume equivale à 25% da capacidade normal da Estação e pode atender uma população de 50 mil habitantes.

Essa alternativa, que está sendo estudada, não vai influenciar no andamento das obras da Adutora Mombaça, que tem previsão de entrega para janeiro de 2015 e fornecerá 280 litros por segundo à ETA 1.

Caixas d´água

Também foi confirmada a cessão de sete caixas flexíveis por parte da Defesa Civil Estadual, que serão distribuídas em pontos distintos da cidade, possibilitando retirada de água direta pelos moradores.

A concessionária Águas de Itu, atendendo pedido da Prefeitura, também está colocando caixas d´água em diferentes localidades. Ontem (quarta-feira, 22/10), um reservatório de 20 mil litros foi instalada na Praça 14 Bis, no Jardim Aeroporto.

Hoje (23/10), um contêiner com capacidade para armazenar 70 mil litros de água foi colocado no estacionamento da Administração Regional do Pirapitingui. O reservatório, instalado pela concessionária Águas de Itu, conta com 12 torneiras e estará à disposição dos munícipes do Cidade Nova e outros bairros próximos.

A população da região também passa a contar com a água do poço artesiano da Viação Avante-Itu, que instalou uma torneira no interior de seu terminal de ônibus, para uso das 8h à meia-noite.